Camilo Santana ao lado de ex-governadores, parlamentares, secretários e outras personalidades durante evento no Pecém. Foto: Reprodução/Twitter.

O governador Camilo Santana, principal nome do PT no Ceará, reuniu, na manhã desta quinta-feira (10), em solenidade de expansão do Porto do Pecém, os ex-governadores do Estado, Tasso Jereissati (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Cid Gomes (PDT). A participação dessas lideranças em evento administrativo é vista como mais um episódio que demonstra a unidade entre esses quadros na política local e nacional.

Durante pronunciamento, Camilo Santana destacou que os investimentos na área portuária cearense tiveram início ainda na gestão de Tasso Jereissati, o que contribuiu para que o Governo atual visasse outros setores, como a instalação do Hub Aéreo, e mais recentemente, o Hub do Hidrogênio.

“Isso é um projeto coletivo e o Ceará tem tido a sorte de ter gente que acredita e aposta no Ceará. O Ceará hoje, mesmo sendo pobre, é referência no Brasil em educação, na saúde, em investimento. É o Estado que planeja, não pensa a curto prazo. Pensa em políticas de Estado, não de Governo. E vamos, agora, entregar o Ceará 2050”, afirmou.

O chefe do Executivo estadual, que deve deixar o cargo até abril próximo, se emocionou ao falar do convite feito pelo então governador do Estado, Cid Gomes, em 2014, para que aceitasse o desafio de disputar as eleições gerais daquele ano. “Quero dizer, meu caro senador Cid, que estou encerrando meu último ano de mandato. Desde que o Cid me convidou para ser governador, já imaginava como suceder o Cid, e nunca imaginei enfrentar tantos desafios e tantos problemas. Tudo o que eu fiz foi dedicar toda minha energia ao povo cearense”, disse.

“Queremos um Ceará melhor, que reduza as desigualdades. Temos que fazer um esforço para reduzir a desigualdade e a pobreza, que ainda existem no Ceará” – Camilo Santana

Camilo iniciou seu pronunciamento cumprimentando a vice-governadora Izolda Cela, a quem ele responsabilizou pela “revolução na Educação do Estado” nos últimos anos. O governador também reconheceu um ato falho do cerimonial do evento. “É a única mulher nesse palanque. Queria agradecer sua parceria ao longo desses sete anos”, disse.

“Simbolismo grande”

Izolda deve assumir o Executivo cearense em abril próximo, com uma eventual saída de Camilo para disputar a vaga de senador. Camilo chamou Tasso Jereissati de “um dos grandes homens públicos da história desse Estado”, destacando que o atual senador foi, segundo ele, o responsável por ter iniciado um processo de mudança no Ceará. “Foi exemplo e estímulo para que novas gerações pudessem lutar e sonhar. Ume referência na nossa história como grande homem público”.

Sobre Ciro, o governador do Ceará disse ser “uma das maiores inteligências” do Brasil “que ainda dará grande contribuições. Uma honra dividir o palco”. Camilo chamou Cid Gomes de “irmão e amigo, esse extraordinário governador”. O chefe do Poder Executivo destacou o que de fato significou a solenidade: “um simbolismo muito grande”.