O projeto é destinado aos jovens de escolas públicas, além de adolescentes atendidos pelo Programa Bolsa Jovem, Rede Cuca, dentre outros. Foto: Divulgação SEE-Ceará

O setor da Tecnologia da Informação (TI) já fervilhava no Brasil havia alguns anos, até que a realidade imposta pelo novo coronavírus elevou a demanda a um novo patamar, deixando um rastro de milhares de vagas. Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom) evidencia que o déficit brasileiro dessa mão de obra, que era de 30 mil em 2019, dobrou e deve alcançar 420 mil até 2024.

Atento a esse  mercado, o deputado Leonardo Araújo (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o projeto de indicação 18/2022, que sugere a criação do projeto Conecta Juventude. O objetivo principal é a formação de jovens, geração de empregos, integração comunitária e fomento ao empreendedorismo no mercado da Tecnologia da Informação.

De acordo com o autor, a ideia é criar um ambiente de inclusão digital, fortalecendo o mercado, além de desenvolver práticas e hábitos digitais para a comunidade.

O projeto é destinado, preferencialmente, aos jovens de escolas públicas e oriundos do sistema socioeducativo, além de adolescentes atendidos por outras políticas públicas permanentes, como Programa Bolsa Jovem, Rede Cuca, dentre outros.

Pela proposta, serão três ”Conectas”. O ”Conecta Infância” para alunos da rede pública de ensino no contraturno das aulas, a fim de incluir os jovens no ramo da informática. O ”Conecta Emprego” será dirigido para os egressos do ensino médio ou com o curso em andamento, capacitando os jovens nos diversos ramos da tecnologia da informação; e o ”Conecta Jogos” para os interessados no desenvolvimento de jogos para desktop e mobile.

De acordo com o Leonardo Araújo, a iniciativa busca atuar em diferentes ramos da sociedade. ”Neste projeto, os estudantes conhecerão outros jovens empreendedores e terão contato com empresas que precisam de mão de obra jovem e capacitada”, informou.

Por se tratar de projeto de indicação e, portanto, sugestão, cabe ao Governo Estadual, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para apreciação dos parlamentares da Casa.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará