Filiação de André Fernandes ao Republicanos em 2021. Parlamentar já está no PL. Foto: Divulgação.

O Partido Republicanos no Ceará ainda não definiu de que lado deve ficar nas eleições deste ano. A legenda tem dialogado com membros do Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas ainda está alinhada com o grupo político liderado no Estado pelo deputado federal Capitão Wagner (PROS). No entanto, essa proximidade com políticos pedetistas não foi digerida muito bem pela bancada oposicionista.

Até o início de 2020, o Republicanos fazia parte da gestão do prefeito Roberto Cláudio, em Fortaleza, e era aliado do governador Camilo Santana, no Governo do Estado. No entanto, em fevereiro, resolveu romper e apoiar a candidatura de Capitão Wagner para prefeito da Capital cearense. Naquele mesmo ano, a sigla elegeu dois vereadores, o bolsonarista Carmelo Neto e Ronaldo Martins, este com a maior votação para a Casa Legislativa.

No entanto, em outubro passado, Ronaldo Martins, que preside a legenda no Ceará, iniciou conversas com membros do PDT, dentre eles o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. A intenção do dirigente era buscar garantias para eleger até três deputados federais e três estaduais, o que seria uma demanda da executiva nacional do partido.

Ele chegou a dizer que havia uma garantia, junto a Capitão Wagner, da formação de uma chapa com até 600 mil votos. O deputado federal, inclusive, filiou a esposa, Dayany Bittencourt ao Republicanos, onde ela seria uma espécie de “puxadora” de votos da legenda, já que ele pretende se candidatar a governador do Estado.

No entanto, os planos de Wagner mudaram e ele deve filiar a esposa ao União Brasil, caso o partido fique sob seu comando no Ceará. Aliás, esse é justamente um dos motivos de a liderança nacional da nova legenda ter se interessado mais na proposta do deputado federal, visto que os eventuais votos de Dayany garantiriam mais vagas ao partido na Câmara Federal.

Votos

A postura de Ronaldo em conversar com membros da base governista deixou o grupo de Capitão Wagner receoso, o que teria contribuído para a decisão de, em breve, filiar Dayany ao União Brasil. Ao Blog do Edison Silva, o presidente do Republicanos afirmou que ainda está em conversas para definir de qual lado deve ficar. No entanto, sobre eventual saída de Dayany Bittencourt do partido ele afirmou que outros quadros podem ingressar na legenda e garantir os votos necessários.

Recentemente, conforme mostrado pelo Blog do Edison Silva, o deputado André Fernandes confirmou saída do Republicanos e ingresso no Partido Liberal (PL). Outro que deve fazer isso nos próximos meses é o vereador Carmelo Neto. Com isso, a legenda volta a ter um representante na Assembleia Legislativa, que é o deputado David Durand, e um na Câmara de Fortaleza, o próprio Ronaldo Martins.