158 mil já aderiram à tecnologia para fazer o recadastramento e prova de vida. Foto: Gov.CE.

Os servidores públicos estaduais já contam com o aplicativo Cearaprev, desenvolvido pelo Governo do Ceará em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) para a realização de recadastramento e prova de vida.

A previsão é de que até 2022 todos os pedidos relacionados à previdência estejam disponíveis.

Após um ano da criação do aplicativo, os processos realizados pelas agências bancárias presencialmente foram modernizados e facilitados. Desde janeiro de 2021, 158 mil pessoas aderiram à tecnologia para o recadastramento e prova de vida.

Segundo o Governo estadual, além dos serviços em desenvolvimento, os próximos a serem disponibilizados serão lojas on-line e telemedicina, que permitirão ao servidor fazer compras em uma estrutura digital de produtos e serviços e também ter consultas médicas on-line utilizando a tecnologia para qualidade de vida.

O app possui tecnologia de reconhecimento facial e cruzamento de dados. As fotos e o preenchimento dos dados pessoais são etapas obrigatórias do processo de certificação. Desenvolvido com a mais alta tecnologia e recursos seguros de biometria facial, digital e, futuramente, de voz, a ferramenta se mantém em constante atualização para atender cada vez mais a necessidade do beneficiário.

Recadastramento / Prova de Vida 

Já implantado o recurso, destinado aos servidores dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ativos, aposentados e militares da reserva e da reforma, realiza o recadastramento para atualização dos dados cadastrais e a prova de vida para garantir a continuidade dos pagamentos de salários e benefícios.

Pensão por Morte

Ainda em fase de desenvolvimento, o serviço destina aos dependentes dos segurados do Sistema Único de Previdência Social do Estado do Ceará e do Sistema de Proteção Social dos Militares estaduais em decorrência do óbito do servidor.

Aposentadoria

Em período de elaboração, essa vertente destinada aos servidores públicos estaduais tem o objetivo de protegê-los das contingências sociais de incapacidade permanente e idade avançada e demais situações especiais que atinjam a capacidade de trabalho.

Reserva / Reforma 

Também em elaboração, esse recurso estabelece aos servidores Militares Estaduais com o objetivo de protegê-los das contingências sociais de incapacidade permanente e idade avançada e demais situações especiais que atinjam o exercício de suas funções.

Serviços em Saúde 

Ainda em fase de testes, essa funcionalidade busca oferecer serviços em saúde para os servidores do Estado do Ceará a um preço justo e competitivo. Hospitais, clínicas, laboratórios, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros na palma da sua mão.

Lojas On-line

Em fase de cadastro de fornecedores, voltado para a oferta de diversos produtos e serviços em um ambiente seguro, confiável, de fácil acesso e interatividade para os beneficiários, familiares, colaboradores da Cearaprev e demais servidores públicos, com opções de busca por qualidade e custo, inclusive de entrega em domicílio, com alcance em todo território nacional.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.