O governador Camilo, do PT, e a vice- governadora Izolda, do PDT, defendem aliança entre as duas legendas no Ceará. Foto: Reprodução/Instagram.

O governador Camilo Santana subiu o tom contra uma ala minoritária do Partido dos Trabalhadores (PT) contrária à aliança com o Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas eleições ao Governo do Estado neste ano. De acordo com o chefe do Poder Executivo, as ações de alguns deputados petistas têm contribuído para “picuinhas”, visando projetos pessoais.

As falas de Camilo foram ditas durante entrevista coletiva em evento de inauguração do Centro Integrado Multifuncional (CIM) do Corpo de Bombeiros em Fortaleza. De acordo com ele, seu Governo tem tido como foco principal o diálogo, o que também sempre foi defendido pelo ex-presidente Lula, que também reconhece a importância de alianças em busca de consensos para desenvolvimento do Estado e do País.

De acordo com Camilo, as críticas dos dissidentes da aliança PT/PDT têm contribuído para picuinhas. Ele afirmou ainda que “essas pessoas precisam sair da bolha”. “Não será com discurso de intolerância, de isolamento, de radicalismo. Isso é cegueira política. O que precisamos é construir consensos e pensar na defesa da democracia e fazer com que o Ceará siga no rumo de reduzir desigualdades, investir na educação, combater a criminalidade e principalmente proteger as pessoas que mais precisam. Então lamento e, felizmente, a imensa maioria do partido não pensa dessa forma”, disse.

“Eu nunca fiz um Governo que procurasse atender grupos ou alas partidárias, sempre foi focado para atender as pessoas. Vamos continuar. Lamento algumas pessoas do partido que procuram não reconhecer a historia e ações que esse governo tem feito, com picuinhas ou com projetos pessoais, individuais. Eu coloco é que a gente possa defender a democracia, a justiça social, o respeito às pessoas, é preciso mudar o discurso” – (Camilo Santana)

Durante o encontro, a vice-governadora Izolda Cela, que deve assumir o Governo do Estado em abril, com uma eventual saída de Camilo para disputar uma vaga no Senado Federal, também destacou a importância da aliança entre as duas legendas no Ceará. Segundo ela, é preciso agregar forças “para servir à população“. Izolda lembrou que a parceria entre as siglas tem contribuído para a melhoria da vida dos cearenses.

Ferreira Gomes

Os deputados Luizianne Lins, Elmano de Freitas e José Airton realizaram plenária virtual na noite de quinta-feira (27) em defesa do lançamento de candidatura própria do PT no Ceará e contra as recentes críticas do presidenciável Ciro Gomes (PDT) ao ex-presidente Lula. Na ocasião, Luizianne disse que o partido “não pode passar mais pelo desrespeito e a vergonha de ver o pré-candidato Ciro Gomes ofendendo o PT, o Lula, e os movimentos sociais. O PDT é apenas mais um partido dos Ferreira Gomes”.

Elmano enfatizou que a prioridade petista é eleger Lula para a presidência e dar sequência ao governo do PT no Ceará. Segundo ele, “não precisamos de campanhas para gerar contradições. A liderança que une o povo do Brasil e do Ceará é Lula”. “A campanha do Ceará não pode ser descasada do resto do país. Camilo vai ser senador, mas tem que ser senador do Lula”, afirmou José Airton Cirilo.