A diferença entre eles é de 27 pontos percentuais. Foto: Reprodução

Entre os dias 9 e 13 de dezembro, o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria realizou pesquisa com 2.002 eleitores sobre a sucessão presidencial de 2022. Lula (PT) aparece à frente com 48% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que tem 21% das menções. A diferença entre eles é de 27 pontos percentuais.

Sergio Moro (Podemos) é apontado por 6% dos eleitores, Ciro Gomes (PDT) por 5%, enquanto João Doria (PSDB) aparece com 2% e Simone Tebet (MDB) têm 1%. O senador Rodrigo Pacheco (PSD) foi citado, mas não atingiu 1% das menções.

Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 9% e aqueles que não sabem ou não opinam representam 5% do eleitorado.

Pouco mais da metade dos eleitores (55%) não votaria de jeito nenhum no presidente Jair Bolsonaro. Aqueles que não votariam no ex-presidente Lula são 28%. A rejeição a João Doria é de 23%, de Sergio Moro 18% e de Ciro Gomes de 15%.

Lula

As intenções de voto no ex-presidente Lula são mais expressivas entre os que avaliam a administração de Jair Bolsonaro como ruim ou péssima (68%); aqueles que residem no Nordeste (63%); os que residem em cidades que fazem parte das periferias das capitais (55%); os católicos (54%).

Bolsonaro

Já o presidente Jair Bolsonaro tem maiores intenções de voto entre os que avaliam sua administração como ótimo ou boa (75%); os moradores da região Norte/Centro-Oeste (29%) e Sul (27%); os evangélicos (33%);

A pesquisa também avaliou a administração do presidente da República. Para 55% o governo está sendo ruim ou péssimo, oscilação de 2 pontos na comparação ao levantamento de setembro. Os que consideram o governo de Jair Bolsonaro como ótimo ou bom oscilam de 22% para 19%, enquanto a avaliação regular passa de 23% para 25%. O governo segue desaprovado pela maioria (68%, mesmo percentual da pesquisa de setembro). A maioria também não confia no atual presidente (70%).

Cenário 1

Cenário 2

 

Fonte: Ipec