Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante. Foto: Reprodução

Durante solenidade na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para comemorar os 45 anos do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos), será entregue pela instituição a Medalha do Mérito José Flávio Costa Lima, cujo primeiro agraciado será o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.

“A medalha tem o intuito de agraciar autoridades e personalidades que tenham prestado serviços relevantes em prol do desenvolvimento do setor industrial de alimentos representado pelo nosso sindicato. Nada mais justo que homenagear a quem tanto nos tem apoiado nas iniciativas caras ao Sindicato”, explicou o presidente do Sindialimentos, André Siqueira.

Falecido em 2006, José Flávio Costa Lima foi o primeiro mandatário do sindicato. Para o filho, Urbano Costa Lima, a honraria é um reconhecimento duradouro do trabalho do empresário não só pelo Sindicato, como também pela Fiec, a qual presidiu entre 1977 e 1986.

“Agradeço à Fiec e ao Sindialimentos, em especial aos presidentes Ricardo Cavalcante e André Siqueira, por homenagear e manter viva a memória de um empresário e político sempre à frente do seu tempo, que prestou valorosas contribuições e relevantes serviços para o crescimento destas duas grandes instituições do Ceará”, ressaltou Urbano.

Sobre o Sindialimentos

Fundado em 1976 com a denominação de Sindicato das Indústrias de Rações Balanceadas de Fortaleza (Sindirações), o Sindialimentos passou em 2010 a ter novas bases de representação envolvendo, além dos fabricantes de rações balanceadas, outras categorias econômicas da indústria de alimentos, o que ocasionou a mudança de denominação.

Estão entre as categorias contempladas: fabricação de conservas de frutas e sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes; abatedouro de aves suínos, bovinos e de pequenos animais; frigoríficos industriais e agroindustriais; processamento e preparação de subprodutos do abate; beneficiamento de arroz; envasamento de produtos alimentícios de origem vegetal; fabricação de farinha de mandioca e derivados; fabricação de farinha de milho e derivados; fabricação de amidos e féculas vegetais; fabricação de especiarias, molhos, temperos e condimentos; fabricação de pós-alimentícios e pratos prontos.