Jorge Pinheiro tem reclamado constantemente da falta de atenção da gestão municipal. Pautas de cunho comportamental também são motivos de críticas. Foto: CMFor.

Único membro do PSDB eleito para esta Legislatura na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Jorge Pinheiro deve deixar a base governista do prefeito Sarto (PDT) e ingressar nos quadros da oposição.

A decisão ainda não foi tomada pelo parlamentar, mas suas atitudes na Casa, nos últimos meses, demonstram uma certa insatisfação com a gestão, principalmente, devido a pautas de cunho comportamental.

Nas eleições de 2020 o PSDB resolveu apoiar a candidatura de Sarto. No entanto, o partido ficou dividido, visto que o grupo liderado pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, esteve alinhado com o candidato derrotado Capitão Wagner (PROS).

Vereador Jorge Pinheiro, porém, sempre manteve um posicionamento de independência na Casa, visto algumas pautas ideológicas defendidas por ele. Membro da Comunidade Católica Shalom, o vereador foi autor do projeto que cria a Semana Pela Vida, que se colocava contra o aborto.

Depois da polêmica envolvendo a matéria, o prefeito Sarto resolveu regulamentar a legislação com algumas alterações que não agradaram o vereador.

Ainda no mês de outubro, o parlamentar reclamou da falta de atenção que estava tendo por parte da gestão e chegou a ironizar, afirmando que pediria para o líder da oposição, Márcio Martins (PROS), para mediar encontro com os gestores da Prefeitura. “Eu reparo muitos vereadores oposicionistas sendo ouvidos. Já outros da base, vejo que não são atendidos. Se é para ser parceiro, digam. Se não for, falem pra ir para o outro lado. Falem logo, então”, criticou.

Outra polêmica recente diz respeito às placas contra a transfobia instaladas em banheiros da Rede Cuca. Há quase um mês o parlamentar vem questionando ao líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), e à Prefeitura, sobre quem teria autorizado a instalação do aviso do banheiro unissex. Ele também criticou edital para curso do Vila das Artes, que priorizava inscritos que se consideram trans.

Na sessão da quinta-feira (18), Jorge Pinheiro questionou se o prefeito Sarto era favorável à ideologia de gênero. E disse que levará o assunto à tribuna até que tenha uma resposta. O comportamento do parlamentar já é de opositor, faltando apenas a oficialização junto à bancada oposicionista na Casa.