Izolda Cela, Camilo Santana, Ciro Gomes, Evandro Leitão e José Guimarães inauguram Complexo Ambiental Mirante do Caldas em Barbalha. Foto: Reprodução/Instagram.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT)  e o vice-presidente nacional do PT, o deputado federal José Nobre Guimarães, confirmaram neste sábado (13), em evento público no município de Barbalha, na região do Cariri, que a sigla petista estará ao lado da pedetista durante a disputa eleitoral de 2022 no Ceará.

Um grupo dissidente e minoritário do Partido dos Trabalhadores defende candidatura própria à sucessão de Camilo Santana, visando apoio à uma eventual postulação de Lula.

Durante a solenidade, Ciro Gomes chamou Guimarães de “camarada”, afirmando que os dois possuem muitos entendimentos e poucas desavenças. “Não é palavra de político. Não há força humana, ambição, energia que me faça desertar do meu primeiro dever com o Brasil, mas o Brasil começa a bater o coração no Ceará. Vamos marchar juntos para garantir que esse projeto não ande para trás”, disse o líder do PDT.

Guimarães, por sua vez, afirmou que o que lhe incentiva e “apaixona” na política iniciou em 2006 com a eleição de Cid Gomes ao Governo do Estado. “Depois com o Camilo Santana e essa caminhada será dada continuidade em 2022, para o bem do Estado do Ceará”, destacou. “Ajudei muito meu amigo Cid Gomes. Ontem mesmo, em Assaré, uma pessoa me perguntou se esse moído é todo dia”, disse.

Enquanto de um lado lideranças dos dois partidos enaltecem o fortalecimento de uma eventual aliança PT e PDT, do outro lado, os petistas Luizianne Lins e José Airton Cirilo, deputados federais, continuam a jornada em torno de uma candidatura própria. A dupla tenta atrair mais filiados do partido visando fortalecer a tese de indicar um nome da sigla para garantir um palanque fiel a Lula no Ceará.