Ciro Gomes tem apresentado uma série de vídeos em defesa da estatal. Foto: Reprodução/Twitter.

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) continua sua jornada em defesa da Petrobras. Em vídeo publicado em suas redes sociais, nesta segunda-feira (15), o pedetista afirmou que o “desmantelamento” da estatal foi iniciado há anos e culminou no Governo Bolsonaro, onde o Poder Executivo busca agradar o mercado estrangeiro e “jogar o povo contra a Petrobras”, cobrando combustível em Dólar.

“A Petrobras foi criada com o dinheiro dos nossos impostos e com a riqueza dos nossos solos para acelerar nossa tecnologia, não só na geração de gás e óleo. Ela estava perto da autossuficiência do petróleo e produção de gasolina, diesel e gás, baratos. Estava perto de conseguir isso, quando sucessivos governos começaram a vendê-la”, disse. Segundo ele, a gestão da estatal se transformou em um “festival de erros, roubalheira e entreguismo”.

“O petróleo é processado em Real, mas o Governo cobra o combustível em Dólar. O caminhoneiro carrega em Real, mas abastece em Dólar. A dona de casa ganha salário em Real, mas paga o gás de cozinha em Dólar. Até quando vamos aguentar isso?” –  (Ciro gomes)

De acordo com Ciro, para “esconder a venda da empresa”, começaram a “fatiar” e negociar sua venda aos poucos. “O Governo está torrando refinarias e subsidiárias por preços irrisórios. Um escândalo, uma tremenda roubalheira. Para agradar o mercado e acabar com a simpatia do povo, começaram a cobrar o diesel em Dólar”, apontou.