”Esse tipo de aproximação é essencial para a criação de novos vínculos e a manutenção daqueles que já existem”, disse a Vice-governadora, Izolda Cela, para o argentino Rodrigo Bardoneschi. Foto: Gov. do Ceará.

A Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu na manhã desta quarta-feira (6/10), na sede da Vice-Governadoria, o chefe do Departamento Econômico e Comercial da Embaixada da Argentina no Brasil, ministro Rodrigo Bardoneschi.

A reunião faz parte de uma série de encontros do representante argentino em território cearense visando estreitar relações comerciais entre o Estado e o país vizinho brasileiro. Também esteve presente o secretário para Assuntos Internacionais do Ceará, César Ribeiro.

Izolda Cela ressaltou a importância de uma boa relação com a Argentina, além de lembrar que o país hoje é o terceiro maior parceiro comercial do Ceará. ”Acho muito importante que nossas relações estejam cada vez mais fortalecidas. Somos vizinhos e com muitas convergências. Esse tipo de aproximação é essencial para a criação de novos vínculos e a manutenção daqueles que já existem”, disse.

Rodrigo Bardoneschi falou do grande impacto de commodities argentinos para o Estado. A ideia, inclusive, é aumentar tal participação. ”O potencial do Ceará para nós é enorme. Sabemos que 92% de nossas exportações para cá é somente trigo, precisamos expandir, diversificar, apostar em outras frentes”, explicou.

O ministro também comentou que o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, deve visitar o Ceará em breve para a finalização de outros acordos visando reduzir os custos logísticos do comércio entre os países.

Pandemia

Cada vez mais em queda em nossa sociedade, contudo ainda presente, a pandemia do novo coronavírus também foi pauta na conversa. ”Sabemos que aqui existe um governo de excelência, atuante em diversas áreas e com profissionais gabaritados”, pontuou o argentino.

”O que estamos passando segue sendo desafiador e repleto de aprendizados, mas já podemos ver que as medidas tomadas foram corretas. Hoje, o Ceará é referência no combate à pandemia no Brasil e também no exterior”, finalizou César Ribeiro.

Fonte: Gov. do Ceará.