O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas – GAECO do MPCE e COPOL da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, deflagraram a Operação Closing. Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira (24/9) foi ao ar a quinta edição do Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620). O noticiário é transmitido de 11h45 às 12h15.

O programa começou abordando a Operação Closing, do Ministério Público do Ceará (MPCE), que visou cumprir 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas nas cidades de Caucaia, Fortaleza e Maracanaú. A operação apura possíveis irregularidades em licitações.

A nomenclatura Closing – encerramento em Português – foi escolhida pela tentativa de certas pessoas terem ido ao MP do Ceará solicitando o término/trancamento das investigações.

Outro ponto abordado no programa foi a pesquisa do Instituto DataFolha, publicada na quinta-feira (23), acerca da confiança dos brasileiros nos atuais políticos integrantes do Congresso Nacional. 44% responderam que a atuação dos congressistas é ruim/péssima; 40% disseram ser regular; 13% afirmaram ser bom/ótimo; e 3% não souberam responder.

As Forças Armadas, de acordo com os números revelados na pesquisa, são as instituições com maior grau de confiança pelos brasileiros: 76%.

Foi abordado também pronunciamento do deputado estadual Soldado Noelio (PROS), na sessão de quinta-feira (23) da Assembleia Legislativa, requerendo ao governador Camilo Santana (PT) a presença da Força Nacional de Segurança, no Ceará, para combater o avanço das facções criminosas no Estado.

A gente entende que, com o apoio da Força Nacional, se o governo tiver humildade em reconhecer a necessidade deste apoio, vamos tentar ajudar a combater a criminalidade e o grave avanço das facções“, apontou o deputado republicano.

Segundo o jornalista Edison Silva, é necessário chegar a um denominador comum para a população não ficar mais assustada. Ele disse que o Governo estadual não deve entrar na questão do debate público sobre o tema, pois trará mais apreensão aos cearenses.

O noticioso comentou sobre as pretensões políticas do ex-ministro Sergio Moro, que poderá concorrer a algum cargo no pleito de 2022. No mundo jurídico, tivemos alguns casos fracassados de ex-juristas na vida política, citando os exemplos do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa; do ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Costa Leite; e da ex-corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon.

Assista ao programa exibido nesta sexta-feira (24):