Presidente do PP do Ceará, deputado federal AJ Albuquerque, é aliado do presidente Bolsonaro (sem partido) e do governador Camilo Santana (PT). Foto: Divulgação.

O anúncio de que o presidente nacional do Partido Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), irá comandar a Casa Civil no Governo Jair Bolsonaro, pegou muitos políticos de surpresa, principalmente, porque mostra uma aproximação mais evidente do presidente da República com o chamado “Centrão”.

No Ceará lideranças da legenda ficaram entusiasmadas com a notícia e acreditam que a decisão pouco afetará a relação da agremiação com a gestão do governador Camilo Santana (PT).

Além de ser uma das principais legendas que dá sustentação ao Governo do Estado, lideranças do PP são aliadas dos irmãos Cid e Ciro Gomes do PDT.

O secretário de Cidades do Governo do Estado, o deputado licenciado Zezinho Albuquerque, apesar de estar filiado ao PDT, exerce influência no Progressistas que é presidido por seu filho, o deputado federal AJ Albuquerque.

Zezinho é um aliado histórico de Cid e Ciro Gomes e está se preparando para ingressar oficialmente no PP. Alguns parlamentares e lideranças do partido ouvidos pelo Blog do Edison Silva destacaram que os membros da sigla, independente, dos arranjos em nível nacional, devem permanecer alinhados com o grupo governista.

O deputado estadual Bruno Pedrosa, por exemplo, destacou as conquistas realizadas pelo grupo político aliado, reforçando os benefícios da aliança para o Estado. Deputado Leonardo Pinheiro afirmou que a ida de Ciro Nogueira para o Governo Federal não tem relação com o que acontece no Ceará. “Continuamos aliados do Governo do Estado aqui no Ceará”, disse.

O presidente municipal do PP em Fortaleza, Marcos Cals, relatou que em relação à executiva não haverá qualquer relação. O líder do PP na Câmara Municipal de Fortaleza, Emanuel Acrízio, disse que o partido no Ceará e na Capital deve seguir defendendo as pautas do grupo político governista, independente das definições em nível nacional.