Anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, na tarde desta sexta-feira (11). Foto: Reprodução/Facebook.

O governador Camilo Santana anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (11), o retorno de algumas atividades em quatro das cinco macrorregiões de Saúde do Estado.

Alunos do ensino médio devem retornar às aulas, assim como devem ser abertos museus, bibliotecas e cinemas.

As regiões do Cariri e Centro-Sul, de acordo com o chefe do Executivo Estadual, devem manter as restrições anunciadas no decreto anterior.

O governador afirmou que o toque de recolher para Sertão Central, Jaguaribe, Fortaleza e Região Norte será mantido das 23 horas até às 5 horas. Também foi anunciado o aumento do percentual para alguns segmentos, como igrejas, templos religiosos e academias.

As Areninhas também poderão ser utilizadas, seguindo os protocolos devidos que serão apresentados em decreto. As medidas passam a valer a partir desta segunda-feira (14)

“Estamos autorizando a abertura de bibliotecas, museus e cinemas com capacidade e protocolos estabelecidos. O comitê autorizou também que escolas do ensino médio possam funcionar em todas as suas séries. Isso vale para as quatro regiões, cabendo a Região do Cariri e Centro-Sul manter as restrições do decreto anterior, visto que os dados daquela região ainda são preocupantes”, informou.

O governador também recomendou que todos os municípios que estejam com indicadores altos aumentem as restrições e parabenizou prefeitos e prefeitas que estão atuando em seus municípios se amparando na realidade local. Ainda de acordo com ele, na próxima semana haverá uma reunião de membros do comitê para discutir os protocolos de retorno das feiras livres nas quatro macrorregiões, a partir do dia 21 de junho.

Uso da máscara

Ao término da apresentação, Camilo Santana parabenizou o trabalho realizado pelos profissionais da saúde e voltou a defender o distanciamento social e o uso de máscaras enquanto durar a pandemia.

“Gostaria de dizer que é importante manter o isolamento social, evitar aglomeração e lembrar da importância do uso da máscara. Aqueles que estão dizendo que para quem foi vacinado não use, isso é um equivoco, um erro grave. Todos devem continuar usando a máscara“, defendeu.