Petista escolheu jornal francês para fazer o anúncio. Foto: Reprodução/ParisMatch.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em entrevista ao jornal francês Paris Match, pela primeira vez, que será candidato contra Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. A informação pegou algumas lideranças petistas no Ceará de surpresa. Os dirigentes acreditam que o momento do lançamento de uma eventual candidatura do partido só será confirmada mais à frente.

No entanto, as lideranças demonstraram estar animadas com a possibilidade de Lula ser, mais uma vez, candidato a presidente do Brasil. “Serei candidato contra o Bolsonaro. Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei”, disse Lula ao periódico francês.

De acordo com o presidente estadual da legenda no Ceará, Antônio Filho, conhecido como “Conim”, o ex-presidente teria afirmado que está preparado para ser candidato e pela trajetória que tem, o líder petista está pronto para enfrentar Bolsonaro. No entanto, na opinião do dirigente, a largada ainda não foi dada para a candidatura.

“O PT participa das eleições gerais no Brasil desde 1989, sempre chegando entre os dois primeiros lugares na disputa, logo, é nosso dever com o País estarmos em permanente preparação para sermos essa opção de poder que o povo nos confiou”, disse.

Para ele, 2021 é um ano para trabalho e organização partidária, de formação política e dos setoriais (mulheres, juventude, meio ambiente, combate ao racismo, pessoas com deficiências, educação, saúde, agrário, dentre outros).

“A reabilitação dos direitos políticos do ex-presidente Lula anima a todos nós envolvidos nessa luta. Acredito também que o fator Lula aumenta as chances de unidade no campo da esquerda e até mesmo com outros setores democráticos. O momento ainda é de conversas e articulações. A largada, se vier, se vier será mais adiante”, destacou.

Camilo Santana

O presidente do partido em Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio, afirmou que há uma compreensão interna de que  a candidatura de Lula é imprescindível ao País neste momento. A única pendência, porém, é a manifestação final do petista a respeito. “Ele [Lula] tem tratado desse assunto com muita responsabilidade e cautela, por entender que para além de seu nome, há uma causa maior, de defesa da vida, da democracia e de direitos sociais que deve presidir o diálogo mais amplo possível com forças comprometidas com esses valores para derrotar o projeto genocida de Bolsonaro”.

De acordo com o vereador, quanto às eleições de 2022, a tática no âmbito estadual será presidida pelo projeto nacional, visto a prioridade de derrotar o projeto em curso do presidente Bolsonaro. Para Sampaio, se não for escalado para nenhuma outra função mais estratégica, o governador Camilo Santana deveria ser o candidato do PT ao Senado.