Vereador Wellington Saboia diz que “tudo pode acontecer” nas negociações com Bolsonaro. Foto: Reprodução/Facebook.

O vereador de Fortaleza, Wellington Saboia, é uma das principais lideranças do antigo PMB (Partido da Mulher Brasileira), agora “Brasil 35”, no Ceará. Ele vem trabalhando para erguer a sigla no Estado e ajudou a eleger, no ano passado, dois vereadores para a Câmara Municipal da Capital. O parlamentar vem acompanhando de perto as mudanças na sigla e acredita na possibilidade de ingresso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

No entanto, ele ressalta que das reuniões ocorridas entre as lideranças nacionais da agremiação com o presidente da República, algumas condições foram colocadas, o que deixou as negociações em um impasse. Uma das imposições colocadas pela atual presidente (e criadora) do então Partido da Mulher Brasileira, Suêd Haidar, está na viabilidade de ela comandar nove executivas estaduais do grêmio, o que não ficou fechado entre os dois lados.

De acordo com Saboia, o mesmo grupo que está na executiva estadual no Ceará deve permanecer, com Eneylândia Rabelo na presidência. “Ao menos três tratativas foram feitas entre o presidente Bolsonaro e a direção do partido. Mas o negócio está suspenso no ar. Tudo pode acontecer, inclusive, nada”, disse ele.

Em 2017, em busca de um novo partido, o então deputado federal Jair Bolsonaro entrou em negociação com o Partido Ecológico Nacional, o PEN, que mudou seu nome para Patriota. Apesar da possibilidade de ingresso do pretenso candidato à Presidência da República na legenda, divergências internas fizeram com que ele se filiasse ao PSL.

“Conversei com o pessoal da nacional. Existem conversas com o Bolsonaro, mas nada terminado, porque alguns pontos ainda precisam de consenso. A preço de hoje, ainda está tudo nas conversas”, disse Saboia.

Suporte

Em Fortaleza, apesar de os membros do partido terem participado da coligação que apoiou Capitão Wagner (PROS) a prefeito no ano passado, a legenda se alinhou à gestão do prefeito Sarto. A presidente da sigla, Eneylândia Rabelo, foi indicada pelo chefe do Executivo Municipal como diretora do Procon. Em 2018, o PMB deu suporte à candidatura à reeleição do governador Camilo Santana (PT).

Convenção

O Partido da Mulher Brasileira  aprovou, no fim de semana passado, durante convenção, o seu novo nome: Brasil 35. “Somos plural. O Brasil que temos hoje é resultado das gestões feitas pela Direita, Esquerda, Centro e nada funciona. Vamos construir um Brasil para os brasileiros e trabalhar para alcançar os anseios de todos no que tange à Saúde, Educação, Economia e demais áreas “, disse, durante o ato a Presidente do Brasil 35, a presidente Suêd Haidar.