Nas redes sociais, o governador Camilo Santana postou vídeo das águas chegando à barragem do Castanhão. Foto: Reprodução.

O governador Camilo Santana (PT) comemorou, no início da noite desta quarta-feira (10), a chegada das águas do Rio São Francisco ao açude Castanhão, através do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). “Momento histórico para o nosso estado”, afirmou Camilo, lembrando que cerca de 4,5 milhões de cearenses serão beneficiados com a garantia hídrica na Região Metropolitana de Fortaleza, Cariri, Baixo e Médio Jaguaribe.

“A comporta do CAC para receber as águas do São Francisco foi aberta no último dia 1º, em Missão Velha, e a previsão inicial era de chegar ao Castanhão em 30 dias, mas as chuvas intensas aceleraram o processo de transferência das águas. Essa foi uma luta de todos os cearenses!”, comemorou o chefe do Executivo estadual.

Sonho realizado

O Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição de Águas do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa, o deputado Guilherme Landim (PDT), fala em sonho realizado.

“Para todos nós cearenses, é um momento de muita alegria em meio a tantas notícias ruins. Ver essa realização de um sonho, as águas do Rio São Francisco chegarem ao açude Castanhão para nós é uma alegria imensa, fruto de muito trabalho, de muitas cobranças, de um trabalho coletivo, da contribuição de muitos”, ressaltou o deputado ao Blog do Edison Silva.

O parlamentar lembrou do pai, o ex-deputado Wellington Landim – morto em 2015 – que já batia nessa tecla, lutando pela conclusão da obra.

Guilherme Landim defende um valor que a população possa pagar. Foto: Blog do Edison Silva.

“Sem dúvida alguma, para mim, de maneira especial, um sonho realizado, em ver que todo aquele trabalho iniciado pelo deputado Wellington Landim, que por muitas vezes foi desacreditado, hoje começa a se tornar realidade e essa água vai poder estar à disposição do povo do Ceará, em especial agora da região Jaguaribana, de Fortaleza e de toda a Região Metropolitana”, acrescentou o parlamentar.

Custo do insumo

Uma preocupação do deputado, que é líder do bloco que envolve PDT, Cidadania e DEM na Assembleia Legislativa, é com o custo que a água chegará à residência dos cearenses. “Vamos agora lutar para que o custo dessa água seja um custo viável, para que a nossa população possa usar para o consumo humano e também, em um segundo momento, ser viável para a produção do Estado do Ceará”, concluiu.