Serão 654 leitos de internação distribuídos em três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil). Foto: Carlos Gibaja/Gov.CE.

O governador Camilo Santana autorizou, na quarta-feira (27), o início das obras do Hospital Universitário do Ceará (HUC). A unidade será construída dentro do campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, em Fortaleza, e ocupará uma área de 79,5 mil m².

Participaram da solenidade a vice-governadora Izolda Cela, os secretários de Estado Dr. Cabeto (Saúde), Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Educação Superior) e Quintino Vieira (Obras Públicas), o reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

O HUC representará um reforço importante na oferta de atendimento à população aliado à formação de novos profissionais. ”É um sonho, uma luta enorme ao longo dos últimos anos, e hoje estamos iniciando essa construção. Será o maior hospital público do Estado. Serão 654 leitos, sendo 184 de UTI, com todas as especialidades médicas. Será também um hospital de ensino, onde os alunos da Uece poderão completar a sua formação”, destacou Camilo Santana.

O novo hospital está dentro das ações planejadas na Plataforma de Modernização da Saúde. O equipamento vai receber um investimento de mais de R$ 274 milhões para as obras e serviços de engenharia e arquitetura, montagem dos sistemas envolvidos e comissionamento das edificações.

Para Dr. Cabeto, o equipamento materializa a visão que o Ceará tem sobre a gestão na área da Saúde. ”Isso aqui é muito mais do que um hospital simplesmente. Aqui está incluída uma filosofia fundamental da saúde pública do Ceará. A relação direta da valorização do ensino, a valorização da formação dos profissionais, a qualificação e o respeito às pessoas. Aqui está um modelo de assistência, um novo modelo para a Saúde do Ceará. Essa obra simboliza a valorização da ciência e do conhecimento como mecanismos da valorização social”, ressaltou o secretário.

O Hospital Universitário do Ceará será um complexo hospitalar que funcionará como nova sede para o Hospital César Cals, integrando a rede de equipamentos da Secretaria da Saúde (Sesa). A nova unidade prestará serviços de assistência terciária, com atendimento a casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado.

Para além dos atendimentos

Vice-governadora Izolda Cela enfatizou o caráter pedagógico da unidade. Foto: Reprodução/Gov.CE.

Seu entorno receberá melhorias através das adaptações urbanísticas que serão executadas durante as obras do hospital, como o alargamento das vias de acesso, paisagismo, iluminação, entre outras intervenções.

Izolda Cela enfatizou o caráter pedagógico da unidade. ”Além da perspectiva de uma boa prestação de serviço de saúde para as pessoas, tem essa ligação com o fortalecimento do ensino, a preparação das pessoas e com isso poder ter os frutos que podemos colher”, disse a vice-governadora.

Para o reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos, esse é um modelo diferenciado da relação da rede pública estadual de Saúde com as universidades. ”Estamos estabelecendo um novo paradigma que vai muito para além daquilo que a gente imagina que seja um hospital. Estamos juntando, integrando e esse é o projeto. Essa aproximação universidade, ciência, ensino, pesquisa e extensão com uma estrutura de saúde como essa tem todas as condições de tornar isso aqui um polo de Saúde do Ceará”, avaliou.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.