Salmito repudiou elogios de Aginaldo aos policiais do movimento paredista. Foto: ALECE.

Os elogios do diretor da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira, aos policiais militares amotinados no Ceará, no último domingo (01), repercutiu nesta terça-feira (03) na Assembleia Legislativa do Ceará.

Aginaldo disse na reunião com os PMs, no 18º Batalhão: “Encerrando essa paralisação hoje, podem ter certeza, os senhores vão sair daqui do tamanho do Brasil. Os senhores se agigantaram”. O discurso foi repudiado pelo deputado Salmito Filho (PDT), que utilizou três tempos do segundo expediente para tratar ainda da paralisação dos policiais militares, encerrada no último domingo. “Uma fala dessa é criminosa e inadmissível, pois joga gasolina na questão, fortalece e legitima algo ilegal”, criticou.

Em aparte, o deputado Delegado Cavalcante (PSL) tentou esclarecer o posicionamento do diretor da Força Nacional. “Defendo o coronel Aginaldo, que é um homem acreditado pela tropa, e que se utilizou do psicológico dos policiais para levantar os ânimos. Ele tem responsabilidade, estava na comissão de negociação, foi lá para o quartel e viu que o clima estava pesado, pois mais de 90% dos amotinados não queriam aceitar a proposta do Governo”, relatou Delegado Cavalcante.

Cavalcante acusou a base governista de estar polemizando a questão, o que fez com que o deputado Evandro Leitão (PDT), que representou a Assembleia na comissão criada para negociar o fim do motim, pedisse a palavra no tempo de liderança. Leitão disse acreditar que Aginaldo falou aquilo como forma de sensibilizar, naquele momento, os manifestantes, mas lembrou que o discurso do diretor da Força Nacional vem sendo criticado até por membros do PSL, como o senador Major Olímpio.

Ainda sobre a questão, durante um de seus vários pronunciamentos nesta terça-feira, o deputado Soldado Noelio (Pros) afirmou que, se tem alguém que muito trabalhou para a resolução do problema, essa pessoa foi o coronel Aginaldo. “Ele foi ao Batalhão e sentou com os manifestantes um a um”, lembrou.