Plenário prestou minuto de silêncio em homenagem ao ex-deputado João Viana. Foto: ALECE.

Pelo segundo dia útil consecutivo, não houve sessão plenária na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (11). Se na sexta-feira, o motivo do cancelamento da sessão foi o baixo quórum; já nesta terça o motivo foi o requerimento de levantamento da sessão, feito pelo deputado Fernando Hugo (PP), pela morte do ex-deputado João Viana, ainda na quinta-feira (06) passada. Vale lembrar que não há sessão plenária às segundas-feiras.

Assim que a sessão foi aberta, sob a presidência do deputado Evandro Leitão (PDT), com o deputado Acrísio Sena (PT) na secretaria, Fernando apresentou o requerimento, solicitando um minuto de silêncio e o posterior levantamento da sessão. “Levante-se a sessão, tão pouco para o muito que João Viana fez nesta Casa, no Cedro e em todo o Estado do Ceará”, disse o parlamentar, em pronunciamento anterior ao encerramento da sessão ordinária.

Apesar de haver apenas cinco deputados no plenário, naquele momento, havia no painel digital número suficiente de deputado para haver sessão normalmente, já que 22 parlamentares deram presença, quando são necessários 16.

Aos jornalistas presentes, Fernando Hugo justificou o pedido de levantamento da sessão e o motivo que impediu que isto pudesse ter sido feito na sexta-feira, data seguinte à morte de João Viana. “De acordo com os costumes, e eu falo de cátedra pelos meus 30 anos sequenciais na Assembleia, ao falecer uma ex-deputada ou deputado na sua titularidade, suspende-se a sessão ordinária subsequente. Como na sexta-feira, por problemas não regimentais, não houve sessão aqui na Assembleia, hoje nós resolvemos fazer essa homenagem ao Dr. João Viana de Araújo”, afirmou ao Blog do Edison Silva.