Foto: Divulgação.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), passou esta terça-feira (11) em Brasília participando de vários eventos, juntamente com outros gestores que integram o Fórum de Governadores do país. Camilo também esteve no Palácio do Planalto para a cerimônia de posse do novo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PSDB/RN).

O governador, ao longo do dia, foi publicizando em suas redes sociais os encontros. “Muito importante a vinda do ministro Paulo Guedes para debater conosco no Fórum de Governadores sobre a questão dos impostos no país. O ministro e os governadores discutimos de forma sincera sobre o tema e a necessidade imediata de uma reforma tributária no Brasil. Isso deve ser feito de forma conjunta, estados e Governo Federal, através de uma discussão técnica, deixando de lado discursos políticos e colocando, de fato, o interesse da população em primeiro lugar”, escreveu o governador após se reunir com o ministro da Economia.

Foto: Divulgação.

Antes desse encontro, Camilo Santana escreveu o seguinte comentário: “Convidamos o ministro Paulo Guedes para tratar agora com todos os governadores sobre esse tema dos impostos, para que haja uma discussão séria e propositiva. Queremos esse debate. Até porque quem define preço de combustíveis é o Governo Federal, e não os estados. Aliás, Governo Federal que fica com 68% de todos os impostos arrecadados no país. Em virtude do prolongamento da reunião, não faremos hoje nossa live das terças”.

No final da tarde o governador registrou a primeira reunião do Consórcio Nordeste (formado pelos governadores da região nordestina) no escritório de Brasília. “Discutimos os assuntos que foram tratados no Fórum de Governadores do País, além das próximas ações conjuntas do Consórcio”.

Reunião dos governadores do Consórcio Nordeste. Foto: Divulgação.

Na pauta também foram discutidas questões como Segurança Pública, Reforma Tributária, Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), Renovação do Fundeb, Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Plano Mais Brasil (Pacto Federativo). “Queremos que, de fato, haja um debate propositivo sobre essas questões, que são fundamentais para o equilíbrio dos estados, de forma a melhor atender às demandas da população”, concluiu o governador cearense.

Já à noite Camilo Santana registrou reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, “onde nós governadores tratamos sobre a divisão dos royalties do petróleo”. “Em defesa do meu Ceará, continuo na luta por uma divisão justa desses recursos, que poderão ajudar na nossa educação, saúde e segurança. Acredito que chegaremos a um consenso em breve”, escreveu.

Foto: Divulgação.