Petistas estão em lados opostos quanto ao nome a prefeito de Fortaleza. Foto: Blog do Edison Silva.

Se tem uma coisa que o imbróglio entre eventuais candidatos petistas para a Prefeitura de Fortaleza tem causado é divergência entre as bancadas do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa e Câmara Municipal. Alguns parlamentares defendem o nome de Luizianne Lins, o que tem mais potencial, enquanto que outros querem que Guilherme Sampaio seja o escolhido.

Na semana passada, quatro alas do PT emitiram um manifesto de apoio à candidatura própria, bem como defenderam o nome da deputada federal Luizianne Lins, que ficou no terceiro lugar na disputa eleitoral de 2016. Além do vereador Ronivaldo Maia, o deputado estadual Elmano de Freitas assinou o documento.

A presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann, inclusive, teve acesso ao manifesto e já sinalizou apoio ao nome de Luizianne, o que também teria sido chancelado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, outros petistas querem envolvimento do governador Camilo Santana na escolha. Outros apontam Guilherme Sampaio como o nome da renovação.

Camilo Santana

Acrísio Sena é defensor do nome de Guilherme Sampaio, mas também tem interesse na tese defendida pelo governador Camilo Santana, de aliança entre PT e PDT em Fortaleza, o que já está, praticamente, descartado. Moisés Braz teria compromisso em apoiar o nome da deputada federal. Já Fernando Santana, em conversa com o Blog do Edison Silva, afirmou que apoiará aquilo que o governador determinar. 

De volta ao partido recentemente, a vereadora Larissa Gaspar afirmou que os dois nomes são “excelentes”, visto a experiência que possuem e o conhecimento da cidade. “Eles estão preparados para nosso projeto popular. Qualquer nome que vier, a gente tem que fazer análise e depois colocar o nome na rua”, defendeu a petista.

Calendário

No fim da tarde desta terça-feira (18), o PT de Fortaleza se reunirá para definir o calendário de discussões antes do anúncio do nome que colocará para a disputa eleitoral. De acordo com petistas ouvidos pelo Blog do Edison Silva, este processo pode se estender até abril próximo.