A deputada estadual Érika Amorim é esposa do prefeito de Caucaia, Naumi Amorim. Foto: Edson Júnior Pio/ALECE.

A deputada estadual Érika Amorim (PSD) fez uma avaliação de seu primeiro ano como parlamentar na Assembleia Legislativa, onde ocupou a presidência da Comissão de Infância e Adolescência da Casa. “Foi um ano realmente de muito aprendizado, mas de muita dedicação, no sentido de trazer para a Comissão de Infância e Adolescência importantes temas que foram trabalhados”, avalia.

Érika destaca ao Blog do Edison Silva que o colegiado, ao longo de 2019, promoveu 10 palestras, cinco audiências públicas e 21 reuniões ordinárias, onde foram ouvidas muitas entidades. Foram realizadas diversas visitas aos locais de acolhimento institucional e hospitais infantis. “Foi um momento realmente de perceber projetos interessantes e importantes que têm acontecido, iniciativas importantes que precisam de mais visibilidade”, explica a deputada.

A parlamentar destacou ainda a parceria da Comissão com o Ministério Público cearense na questão da prevenção ao trabalho infantil, do combate à exploração e o abuso infantil e nos programas de prevenção à automutilação e ao suicídio. “Lançamos a Jornada pela Infância e Adolescência, que segue com agenda cheia. Hoje nós temos conseguido levar aos municípios informação, tanto sobre o Disque 100, o papel do Conselho Tutelar, o papel de cada um no Sistema de Garantia de Direitos, mas também um trabalho para empoderar os adolescentes, fazê-los conhecer esse trabalho”, destaca.

Mandato e Caucaia

A deputada fez ainda uma análise do próprio mandato, tendo realizado mais de 300 requerimentos que atendiam às necessidades dos municípios e atuado diretamente no cuidado com o litoral de Caucaia, que sofre com a erosão. Primeira dama da cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, Érika lembrou que o tema valeu uma audiência pública na Assembleia e foi motivo de viagem à Brasília em busca de recursos para obras de contenção na região da praia do Icaraí. “Esperamos que esse problema seja sanado em 2020”, reitera.

Para 2020, a deputada reafirma a promessa de muito mais dedicação. “Vontade de acertar, reconhecendo que estamos iniciando e temos muito a aprender, mas que temos muita vontade, sim, de agregar com as pautas que o povo cearense sente necessidade e com as questões de desigualdade, que têm sido uma das nossas grandes bandeiras na Assembleia, especialmente no quesito do cuidado e proteção das crianças e adolescentes”, encerra.