Dia do Vereador: Mesa Diretora da Câmara comemora no Centro de Fortaleza - Blog Edison Silva

Dia do Vereador: Mesa Diretora da Câmara comemora no Centro de Fortaleza

A Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza, foi o local escolhido para comemoração do Dia do Vereador. Foto: Mateus Dantas/CMFor.

Com o objetivo de aproximar o Legislativo Municipal da população fortalezense, a Câmara de Vereadores de Fortaleza celebrou, na manhã desta terça-feira (01) o Dia do Vereador na Praça do Ferreira, Centro da Capital. Além de proporcionar o encontro dos parlamentares com os frequentadores do logradouro, a estrutura administrativa do Legislativo ofertou serviços à população e transmitiu a Sessão Ordinária, realizada no Plenário Fausto Arruda, por um telão. Os vereadores ficaram na Praça até por volta das 9h30 mas os funcionários permaneceram até às 14 horas.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), disse que o trabalho do vereador é o de base. Por isso, ir ao coração da cidade é mais uma forma de estar atento às demandas da população. “O meu intuito é o de aproximar a Câmara ao povo.

Somos 43 vereadores e queremos que todos eles sejam os interlocutores da população e para isso é preciso ouvir as pessoas e estar em contato com elas. Então, hoje tivemos aqui a oportunidade de conversar e conhecer os seus reclames e levá-los à discussão em Plenário para tentarmos resolver, seja por meio de projeto, requerimento, ou mediando a situação junto ao Executivo”, explicou.

Para a vereadora Larissa Gaspar (PT) o momento foi muito importante para aproximar os vereadores das pessoas que vivenciam a cidade. “A Praça do Ferreira é muito simbólica pois é o berço histórico da nossa Capital, onde transitam muitas pessoas. E pudemos aqui ouvir as suas demandas, suas carências, para levarmos essas discussões para dentro da Casa e buscarmos a melhor forma de encaminhar junto à Prefeitura ou Governo do Estado”.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) parabenizou a Presidência do Legislativo pela iniciativa e fez um resgate histórico de acontecimentos que marcaram a Praça do Ferreira. “Quero aqui parabenizar o presidente Antônio Henrique por trazer a Câmara, no Dia do Vereador, à Praça do Ferreira que é uma espécie de capital da República. Foi aqui que o povo, em barricadas, derrubou a oligarquia Accioly (Governador do Ceará à época). Foi aqui que surgiram vários movimentos literários, acadêmicos, a Padaria Espiritual. Então, a Praça do Ferreira é o espaço mais plural, diversificado e democrático da cidade. E vereador é exatamente isso: a palavra vem de vereda, que é caminho, trilha e verear quer dizer caminhar e você caminha melhor no coração da cidade”, afirmou.

O vereador Sargento Reginauro (sem partido) avaliou como fundamental a presença dos vereadores no Centro da Capital. “Acho até que podíamos vir mais vezes e não apenas de forma comemorativa, mas de forma legislativa, republicana, fazendo o verdadeiro exercício da democracia que é essa participação popular. Trazer os vereadores, que são o elo mais próximo político de relação com o povo para o Centro e coração de Fortaleza. E estou disposto a propor que a gente volte mais vezes colocando todos os vereadores à disposição da população para que a gente possa ouvir a suas demandas”, sugeriu o parlamentar.

A moradora do bairro Joaquim Távora, Maria Tereza de Barbosa estava de passagem pelo centro e aproveitou o momento para conversar com alguns parlamentares. “É muito bom esse momento pois eles saíram dos seus gabinetes para vir aqui atender o povo, ouvir os problemas e nós apresentamos uma demanda, da praça do bairro Joaquim Távora, que está abandonada. E ficaram de entrar em contato comigo para me informar se ela estava contemplada no pacote de obras da prefeitura”, relatou.

Serviços

Durante a manhã, a Câmara dispôs para a população serviços do Microempreendedor Individual (Inscrição, confecção da Declaração Anual); consulta sobre questão jurídica no Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider; Ouvidoria da Câmara (reclamação ou sugestão para os parlamentares) e Autarquia Municipal de Trânsito – AMC (solicitação de semáforo, sinalização de trânsito, Certidão de Idoso, Certidão de Deficiente para estacionar em vagas especiais, apresentação de recurso para multas de trânsito), serviços da Agência de Fiscalização (Agefis) e do Procon.

Com informações da Ascom/CMFor.

Deixe uma resposta