José Sarto comandou a abertura da sessão plenária desta quarta-feira. Foto: Blog do Edison Silva.

O desabamento do Edifício Andrea, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, na manhã da última terça-feira (15), foi temática recorrente entre os deputados estaduais nesta manha, na sessão plenária da Assembleia Legislativa.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), abriu a sessão plenária na Casa, por volta das 9h30 desta quarta-feira (16), com um discurso de cerca de 10 minutos a respeito do desabamento.

Sarto lamentou as vítimas fatais já confirmados, mas destacou a ‘imensa rede de solidariedade da população fortalezense’, que criou uma imensa energia positiva ao redor do ocorrido, na tentativa de ajudar ao máximo no resgate das vítimas. “Gostaria de parabenizar esses heróis e heroínas que estavam e ainda estão por lá”, disse o parlamentar, referindo-se aos órgãos que trabalham no local, como Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Cruz Vermelha, Perícia Forense, dentre outros.

O deputado destacou o grande número de pessoas que se disponibilizaram para ajudar, além das doações que seguem chegando de todos os lados. Lembrou inclusive que a Associação Brasileira de Hotéis disponibilizou hospedagem para familiares e vítimas. Sarto lembrou da presença no local de autoridades, como o governador Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, além de deputados e vereadores.

Solidariedade

Na sequência, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) tratou da temática logo no primeiro tempo do expediente inicial da Casa. O parlamentar prestou sua solidariedade às vítimas e famílias impactadas e destacou a união da população com as equipes de busca. “Essa união de todos em solidariedade com as vítimas e suas famílias nos motiva ainda mais na busca por desaparecidos. Enquanto houver esperança, haverá expectativa de resgatar mais pessoas daqueles escombros”, afirmou.

Sérgio Aguiar lembrou que toda edificação, seja ela de um ou mais pavimentos, deve passar por uma fiscalização de estrutura após uma década da construção. “É de total importância que a Prefeitura tome precauções e participe da apuração das causas desse infeliz acontecimento”, ponderou.

Fiscalização

O deputado Danniel Oliveira (MDB) também tratou da temática no primeiro expediente da Casa. Seu foco, porém, foi na cobrança de maior rigidez na fiscalização em construção e reforma de edificações no Estado. O parlamentar acrescentou que a Assembleia Legislativa pode fazer algo através de proposituras que endureçam a inspeção e a punição de descumprimento dessas leis. “Essa Casa deve buscar meios, através de debates, análise de leis já existentes que possam de alguma forma evitar novas tragédias no Estado. Não podemos esperar novos acontecimentos para fazer algo”, pontuou.

Diversos parlamentares apartearam Danniel, destacando o trabalho das equipes de resgate e a necessidade de se discutir a temática da fiscalização. Queiroz Filho (PDT) destacou a sensibilidade do colega, que presidia a sessão plenária quando soube da gravidade do ocorrido, tendo entrado em contato com a presidência e proposta o cancelamento dos trabalhos e deslocamento até o local da tragédia.

Autoridades presentes

Utilizando-se do tempo de liderança do Pros, o deputado Tony Brito destacou que esteve presente ao local do desabamento, acompanhando os trabalhos de resgate. “Estive no local do desabamento dando apoio aos nossos profissionais heróis do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e das polícias Civil e Militar, que estão fazendo um grande trabalho”, relatou.

Tony Brito destacou o compromisso das autoridades do estado no apoio à operação de resgate. “Nosso governador Camilo Santana cancelou a agenda em Brasília e voltou imediatamente, o prefeito Roberto Cláudio permaneceu lá desde que soube da notícia, deputado federal Capitão Wagner (Pros) também esteve no local, além de vários deputados desta Casa, capitaneados pelo nosso presidente Sarto (PDT), pois todos nós compartilhamos desta dor e estamos fazendo o possível para colaborar com esta operação”, declarou.