Salmito lembrou que o Ceará é um grande produtor da mandioca. Foto: ALECE.

O deputado Salmito Filho (PDT) destacou, na sessão Assembleia Legislativa desta terça-feira (29), a produção de um novo tipo de plástico biodegradável, que tem como matéria-prima o amido de mandioca, por alunos da Universidade de São Paulo (USP). “A exemplo da carnaúba, conforme apresentamos em audiência pública, estamos a apontar a necessidade de aproveitamento, agora, da mandioca, que também é conhecida como macaxeira, aipim, dentre outras denominações, como mais uma fonte de emprego e renda para nossa população”, ressaltou.

> Salmito defende que plástico biodegradável pode fomentar a indústria cearense. Ouça:

O parlamentar explicou que o plástico é produto de uma parceria entre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, e a Escola Politécnica, ambas unidades da USP. “Os pesquisadores desenvolveram uma técnica que utiliza o gás ozônio para processar o amido e melhorar as propriedades do plástico, resultando num produto mais transparente e resistente, podendo ser usado em diversos tipos de embalagens”, explicou.

Salmito disse enxergar no produto mais uma oportunidade de indústria para o Ceará, visto a vocação para a produção de mandioca. “Somos produtores desta matéria-prima, portanto, poderemos atrair indústria para a produção deste plástico biodegradável, promovendo a interlocução entre empresários, universidades, produtores e governo”, apontou.

O deputado lembrou que o Ceará já vem buscando oportunidades de gerar emprego e renda, potencializando as vocações de cada região. “Apoiamos as atividades do Complexo Portuário do Pecém, o novo Distrito Industrial de Horizonte, assim como o de Maracanaú, o hub aéreo no Aeroporto Internacional de Fortaleza, o turismo religioso do Cariri, mas precisamos chegar também ao semiárido, envolvendo ciência e tecnologia”, ponderou.

Em aparte, o deputado Marco Sobreira (PDT) reconheceu a importância da produção deste tipo de plástico e o fato dele ser biodegradável. “É muito importante que busquemos o desenvolvimento, mas de forma sustentável, procurando fontes renováveis. Já temos aqui no Estado cerveja produzida com mandioca e sei que esse é o futuro ideal para o nosso planeta, gerando renda e emprego para a população”, salientou.