Oriel Nunes Filho (à direita, com microfone) foi empossado no dia 29 de agosto. Foto: Arquivo/ALECE

O deputado estadual Oriel Nunes Filho (PDT), que assumiu temporariamente –  por 120 dias – uma vaga na Assembleia Legislativa, conversou com o Blog do Edison Silva sobre o período de adaptação à Casa, responsabilidade de honrar os quase 40 mil votos recebidos e dar sequência à tradição familiar, sendo o 4º da família a ter um mandado como deputado.

Oriel assumiu dia 29 de agosto, substituindo Osmar Baquit, que pediu licença para tratar de assuntos particulares. Para ele, é justo que suplentes assumam quando parlamentares entram de licença, ainda mais quando tiveram expressiva votação. “Tirei quase 40 mil votos. Tem 8 deputados aqui eleitos, por conta das coligações, com menos votos do que eu. Então eu acho mais que justo, quando os deputados tiram licença, que a gente chegue a assumir, porque tem toda uma ansiedade das pessoas, por conta da quantidade de votos que a gente tirou, de assumir e representar as nossas regiões”, explicou.

Tradição familiar

Apesar de jovem, tendo recentemente ultrapassado a marca dos 30 anos, Oriel chegou à Assembleia Legislativa gabaritado por ser o quarto Nunes deputado. O primeiro foi seu pai, Oriel Nunes, já falecido. Depois o irmão, Neno Nunes e, por último, a cunhada Laís Nunes, hoje prefeita do município do Icó/CE, no Vale do Salgado. “O fato de eles terem sido deputados me ajuda a entender mais como funciona o Parlamento, mas me dá, por outro lado, uma responsabilidade cada vez mais que é honrar o que eles fizeram aqui como parlamentar e honrar a cada cearense que depositou em mim um voto de confiança”, acrescenta.

Para o parlamentar, a atuação do pai é a grande referência que tem para buscar realizar um grande trabalho na Assembleia Legislativa. “Não desmerecendo meu irmão e nem minha cunhada, mas meu pai é meu ponto de referência, em quem eu me espelho para ser. Um deputado que passou por essa Casa e tem o respeito de todos os funcionários mais antigos, quando eu chego para conversar me falam dele e falam muito bem”, explicou.

Adaptação

Oriel fala que o mês inicial já serviu como adaptação. “Um período ainda de adaptação, mas é um período que a gente vem aprendendo muita coisa, vendo as possibilidades. A gente está com mais acesso às secretarias, às instituições, e trazendo as demandas que ouvimos da população”, disse.

O deputado lembra que já teve a oportunidade de presidir sessões plenárias, como na última sexta-feira (27), além de participar de sessões solenes. “Participei da solenidade em homenagem ao centenário de Virgílio Távora. Quando ele morreu eu tinha apenas 1 ano, mas meu pai era virgilista e foi muito representativo para mim participar daquele momento”, lembrou.

Interiorano

Com grande parte dos votos que recebeu tendo vindo do Interior, principalmente do Vale do Salgado, Oriel Filho considera-se um deputado interiorano. “Já tive, nesse período, a oportunidade de ir algumas vezes ao Interior, então a gente visita as cidades, ouve as pessoas, escuta da população o que é que tá precisando mais, o que é mais necessário, para que a gente não possa perder tempo com alguma coisa que é importante, sem dúvida, mas se você escutar a população você traz a coisa mais importante e mais necessária para o momento”, concluiu o parlamentar.

Caso não haja nenhum outro parlamentar de sua coligação a entrar de licença, Oriel Nunes Filho permanecerá como parlamentar somente até o final de dezembro de 2019.