Virgílio Távora foi 3 vezes deputado federal, 2 vezes eleito senador e governador do Ceará em outras 2 oportunidades. Foto: Reprodução internet

A Assembleia Legislativa homenageia em sessão solene, às 18h30 desta quinta-feira (26), o ex-deputado federal, ex-senador e ex-governador do Ceará, Virgílio Távora, que completaria 100 anos de nascimento no próximo dia 29 de setembro. Na ocasião, será entregue a Medalha Virgílio Távora ao escritor César Barreto, que fora aliado de Virgílio e ex-deputado estadual constituinte na Casa.

A homenagem foi proposta pelos deputados Evandro Leitão (PDT) e Heitor Ferrer (SD), subscrita por diversos outros parlamentares. Um deles, o deputado Salmito Filho (PDT), usou de seu tempo no primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (25) para exaltar os feitos de Virgílio Távora e convidar a população para o evento. “É um reconhecimento supra-partidário, de que o homem público tem que ter as suas convicções ideológicas, partidárias, tem que ter lado, e ao mesmo tempo tem que ter a capacidade, na minha avaliação, de diálogo com todos, porque a população não é uma parte, não é um partido, a população é um todo. E uma das marcas do extraordinário homem público Virgílio Távora era a capacidade de diálogo com os adversários eleitorais e com os adversários ideologicamente falando”, disse Salmito ao Blog do Edison Silva.

Para o parlamentar, o ex-governador “inaugurou a modernidade cearense”, sendo um desenvolvimentista, principal responsável pela chegada da energia elétrica no Ceará, vinda da Usina de Paulo Afonso, na Bahia, na década de 1960.

“Mas a maior característica, ou virtude, na minha opinião, do governador Virgílio Távora foi de ele ter inaugurado a modernidade cearense, no que tange à energia elétrica; no que tange ao primeiro planejamento público do estado do Ceará; à visão desenvolvimentista, criando o primeiro distrito industrial do Ceará, que hoje fica no município de Maracanaú; a primeira siderúrgica, tudo isso em uma época em que não se falava em desenvolvimento, não se falava em planejamento. Ele foi pioneiro, foi extraordinário. Implantou um distrito industrial em Sobral, à época a maior fábrica de cimento do Nordeste brasileiro, o cimento Poty; um pólo industrial no Cariri; a fruticultura irrigada na região do Vale do Jaguaribe e na Serra da Ibiapaba; enfim, são muitas as iniciativas desenvolvimentistas e de uma modernidade, que se traduzem em ações e na administração pública”, disse o deputado, ressaltando ainda o trabalho de Virgílio pela açudagem e pelas barragens no Estado, visando a boa convivência com a estiagem.”

Salmito Filho destacou a trajetória de Virgílio Távora, a quem chamou de ‘pai da modernidade’ no Ceará. Foto: ALECE.

Salmito destacou ainda o trabalho de Virgílio como político fora do estado. “Foi ministro da Aviação e de Obras Públicas do Brasil, no governo João Goulart. Ou seja, foi um grande executivo como governante, como chefe do Poder Executivo, e um parlamentar, como deputado federal e senador, também trabalhando ações desenvolvimentistas, articulando essas ações com consequências e resultados diretos”, concluiu.

O deputado comentou ainda o lançamento, na última terça-feira (24), no Instituto Histórico do Ceará, da segunda edição do livro “Virgílio Távora e Sua Época”, do ex-deputado federal Marcelo Linhares. “É uma maneira de engrandecer e reconhecer ainda mais a contribuição que o ex-governador teve no crescimento do nosso Estado”, disse.