Deputado Fernando Hugo acredita que o voto distrital serviria para baratear o custo das eleições. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva

O deputado Fernando Hugo (PP) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (28), a importância de uma ampla reforma eleitoral e partidária no Brasil, nos moldes da sugestão entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pelo ministro Luis Roberto Barroso, representando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O parlamentar destacou a iniciativa do representante do TSE, afirmando que o projeto contempla um outro, já em tramitação do Congresso, de iniciativa do ex-senador Eunício Oliveira, que dispõe sobre o voto distrital misto para as eleições da Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Câmara Distrital. Ele apontou que o sistema distrital destina metade das vagas para votos de cada distrito. “Cada distrito elegerá um candidato pelo sistema majoritário”, disse.

Fernando Hugo explica porque defende o voto distrital; ouça:

Barateamento da eleição

Fernando Hugo enfatizou que a proposta respeita a proporcionalidade do sistema eleitoral, barateia as campanhas e busca a intimidade do eleitorado com seu candidato. “Esse sistema vai evitar que um deputado, por exemplo, que nunca pisou no Iguatu, vá até aquele município comprar votos”, assinalou. O parlamentar explicou ainda que o voto distrital resguarda o eleitor e o candidato que realmente cuida da sua região. “O que vemos são candidatos que nunca fizeram nada por uma região, em época de campanha ir comprar votos e ludibriar o povo”, lamentou.

Opiniões diversas

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PR) ressaltou que o voto distrital prejudica alguns perfis de políticos. “Um parlamentar que não tem apoio de nenhuma prefeitura cearense e não tem a máquina do Governo a seu favor, como eu, será prejudicado”, assinalou. Já o deputado Danniel Oliveira (MDB) assinalou que a proposta do ex-senador Eunício Oliveira trata de um dos maiores problemas do processo eleitoral. O deputado Guilherme Landim (PDT) afirmou que o projeto é uma boa alternativa para a reforma eleitoral.

Questionado pelo blog sobre a questão, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) afirmou entender que não há mais tempo para mudanças para as próximas eleições, em 2020. “É uma boa sugestão, de que se experimentasse agora, em uma eleição municipal, onde os distritos ficariam mais diminutos e se tivesse uma alternativa”, ponderou.