Fotografias pelo mundo - Blog Edison Silva

Fotografias pelo mundo

A.Capibaribe Neto – Especial para o Blog do Edison Silva.

“Conheci país tal e tal” – é uma frase muito clichê, principalmente por quem apenas tem um carimbo de entrada e saída de um lugar e se ufana de ter estado, por exemplo, no Qatar, por conta de uma dessas escalas que duram mais de oito horas porque esse “hub” recebe voos da América, da Europa e as conexões precisam esperar que a logística funcione e não empaque a rotina de ninguém. É claro que existem os voos diretos com escalas mais curtas, mas ninguém quem emendar um voo no outro depois de ter ficado mais de 15 horas dentro de um avião, como é o caso daqueles que ligam São Paulo a Doha ou Dubai, só para dar um exemplo.

Pois bem, levando em conta que pouco se de fotografar dentro dos aeroportos, além das lojas, apontar uma câmara para pessoas, especialmente mulheres muçulmanas, mesmo aquelas de preto, cobertas da cabeça aos pés, por uma razão simples: dá cadeia ou, no mínimo, uma advertência rigorosa. Assim, pois de receber um visto de entrada, sair da área do aeroporto e escolher ruas, avenidas, pontos turísticos ou mesmo aqueles fora dos roteiros oferecidos pelas agências, um mundo de imagens se oferecem aos olhos do visitante que pouco se interessa por compras.

Nenhum país, especialmente aqueles menos conhecidos se resume à capital ou cidades ou vilas em volta. É com essa filosofia que escolho meus destinos e garimpo minhas imagens.

Na sequência de hoje, para este espaço especial, o flagrante descontraído de uma loira, ruiva e morena, em pausa para descanso, em Firenze, a freira-fotógrafa, na Pizza San Pietro, da vietnamita caminhando em barcos num braço do Mekong, à margem de uma estrada que nos levou a Halong Bay, no Vietnam e o detalhe de restaurante fluvial, em Shangai, nos conferem autoridade para dizer que conhecemos, em mais de 25 dias, lugares fantásticos, em cada uma das “esticadas” através da China, por exemplo, que inclui Beijing, Shangai, Hong Kong, Macau e outras atrações que mereceram a atenção e despertaram a inspiração do fotógrafo.

Texto e fotos de: A.Capibaribe Neto
Especial para o Blog do Edison Silva

Deixe uma resposta