Soldado Noélio mostrou-se muito presente na tribuna da Assembleia Legislativa. Foto: ALECE

O deputado Soldado Noélio (PROS) saiu de licença para tratar de assuntos particulares pouco antes do início do recesso parlamentar iniciado no último dia 18. Em entrevista para o Blog do Edison Silva o parlamentar faz uma análise de sua atuação no primeiro semestre na Casa, além de traçar um parâmetro entre a atuação de um deputado e a de vereador, mandato que ocupara anteriormente.

Noélio certamente foi o deputado que mais subiu à tribuna do Plenário 13 de Maio, nesses primeiros meses de 2019. Raríssimas foram as sessões que não fizera algum pronunciamento, seja no primeiro ou segundo expedientes, ou mesmo nos tempos pela ordem, de liderança ou nas explicações pessoais. Por vezes, chegou a subir na tribuna mais de uma vez por dia. As pautas estiveram muito mais concentradas à segurança pública, cobrando reajuste salarial para os profissionais da área e de servidores públicos em geral, assim como a convocação de concursados ou mesmo melhoria nas condições de trabalho.

“A gente aqui defendeu as nossas bandeiras, com relação, principalmente, a área da segurança, mas com preocupação na saúde e educação, e eu acho que a gente fez um bom papel dentro da Casa, nessa atribuição de representar o que a população quer, já que o que eu vejo hoje é que uma das grandes demandas do que a população quer é saúde e segurança e a gente está sempre aliado nessas bandeiras”.

Componente da pequena base oposicionista na Assembleia, Soldado Noélio foi crítico constante da atuação do governo estadual, a quem não costuma poupar nas críticas. “Infelizmente, como eu já previa, no ano passado à época de eleição, onde eu passava eu falava, o segundo governo Camilo seria pior do que o primeiro. Já vislumbrava esse cenário e, geralmente, se fizermos uma análise de todos os prefeitos e governadores, o segundo mandato geralmente é pior do que o primeiro mandato. A gente percebe hoje uma dificuldade muito grande do Estado, o governo anúncio suspensão de concursos, de contratações de servidores e isso tudo é muito ruim para o Estado”, explicou.

Vereador x Deputado

Com experiência na Câmara de Vereadores de Fortaleza, Noélio traça um parâmetro entre o trabalho de um vereador e a atuação de um deputado estadual “Eu vejo diferenças. Na verdade, a Câmara tem uma proximidade muito maior com a população, é uma coisa muito do dia a dia da população. Os projetos são bem mais próximos do que a população vivencia no seu dia a dia de trabalho, em geral. Aqui (Assembleia) é um pouco mais distante, mas em compensação a responsabilidade é muito maior, porque você passa a abranger todo o estado do Ceará, saindo aqui da Capital até o Salitre, até o finalzinho do Cariri”, afirma.

O parlamentar afirma que um deputado estadual não pode atuar apenas dentro do gabinete. “É uma responsabilidade grande, percebo esse distância maior mas a gente tenta fazer diferente, por isso eu tenho saído muito do gabinete e ido para a rua para conversar com a população, para que a gente não perca essa sensibilidade e essa percepção do que é que a população quer de um parlamentar”, concluiu.

Noélio ficará 4 meses afastado da Assembleia Legislativa. Desde o último dia 1º de julho ele está licenciado, sendo substituído pelo policial civil Tony Brito. A decisão é um procedimento que é comum no partido, para dar oportunidade aos suplentes.

Confira a íntegra da entrevista: