Evandro Leitão fez pronunciamento para um plenário quase vazio. Foto: Blog do Edison Silva.

O Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão desta quarta-feira (26) esteve quase sempre vazio. Dessa forma, os pronunciamentos dos parlamentares resumiram-se, quase que exclusivamente, a governistas exaltando feitos da administração estadual.

Apesar de mais de 30 deputados terem dado presença em algum momento da manhã, foram raros os instantes em que mais de 10 deles estiveram reunidos na sessão. Contribuiu para que muitos estivessem fora a visita que diversos parlamentares fizeram ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), promovida pela Comissão de Saúde da Casa, que tem a deputada Dra. Silvana (PL) como presidente. Diversos deputados estiveram no plenário logo cedo, deram suas presenças e se deslocaram ao estabelecimento, no Papicu.

Cena inusitada

A falta de parlamentares na sessão gerou, inclusive, uma cena inusitada. Em certo momento da manhã, estavam presentes apenas Fernando Santana (PT), que presidia a sessão, e Guilherme Landim (PDT), que o secretariava. Quando Guilherme foi fazer seu pronunciamento no Primeiro Expediente, cumprimentou Santana e ‘os demais parlamentares presentes na sessão’, sem conseguir conter um sorriso no canto da boca.

Já próximo ao final da sessão, alguns parlamentares chegaram ao plenário para participarem dos discursos do Pela Ordem, que são menores e não têm a limitação de seis oradores, como no primeiro e segundo expedientes. A sessão fora encerrada antes das 13 horas.

Votação na quinta

A expectativa para esta quinta-feira (27) na Assembleia é da presença da grande maioria da base governista, que compõe 38 dos 46 deputados da Casa. Isto porque o governo espera aprovar por unanimidade o projeto de lei complementar nº 17, que trata de alguns aperfeiçoamentos nas políticas de segurança pública do estado, dentre eles a questão do Conselho Estadual de Segurança.