A.Capibaribe Neto. Especial para o Blog do Edison Silva – Afeganistão a grata surpresa de Band-e-Amir.

Band-e Amir é o primeiro parque nacional do Afeganistão, localizado na província de Bamyan  É uma série de seis lagos azuis profundos separados por represas naturais feitas de travertino , um depósito mineral. Os lagos estão situados nas montanhas Hindu Kush, no centro do Afeganistão, a aproximadamente 3.000 m de altitude, a oeste dos famosos Budas de Bamiyan. Eles foram criados pela água rica em dióxido de carbono escorrendo das falhas e fraturas para depositar o precipitado de carbonato de cálcio na forma de paredes de travertino que hoje armazenam a água desses lagos. O Band-e Amir é um dos poucos lagos naturais raros do mundo que são criados por sistemas de travertino. O local do Band-e Amir foi descrito como o Grand Canyon do Afeganistão e atrai milhares de turistas por ano. O rio faz parte do sistema do rio Balkh .

Para um viajor ousado, fazer estrada para mais além de Kabul e principalmente sozinho, aventurar-se por estradas barrentas, perigosas e de repente, descobrir que existem estradas modernas, bem sinalizadas, entre montanhas e vales cobertos de neve, às época da empreitada, foi um prêmio, uma realização que incentivou a pretensão de voltar lá. Está nos planos, na agenda.

O nome Band-e Amir significa “comandante de Dam ” que é considerado por alguns como uma referência a Ali , o quarto califa dos muçulmanos . A área é dominada pelos hazaras étnicos,  que compõem cerca de 8-15% da população do Afeganistão e a maioria deles são seguidores do islamismo xiita.

O Band-e Amir seria o primeiro parque nacional do Afeganistão na década de 1960, mas isso foi adiado devido a crises políticas e décadas de guerras. Partes do filme de Bollywood de 1975 , Dharmatma , com Feroz Khan e Hema Malini , foram filmadas no Parque Nacional Band-e Amir.

Em 2004, o Band-e Amir foi apresentado para reconhecimento como Patrimônio Mundial. Em 2009, o Band-e Amir foi finalmente declarado o primeiro parque nacional do Afeganistão. A partir de 2013, cerca de 6.000 turistas locais visitam o Parque Nacional Band-e Amir todos os anos. A área é protegida por um pequeno número de guardas do parque. Infelizmente, a maior atração das proximidades, o Vale do Bamiyan, que eram os Budas Gigantes, foram destruídos pela fúria insana dos Talebans.

Texto e Fotos: A.Capibaribe Neto.