O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), primeiro orador do primeiro expediente na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30), pautou-se no Dia do Trabalho, comemorado no dia 1º de maio, próxima quarta-feira.

Aguiar destacou a melhora na qualificação dos trabalhadores brasileiros, em especial os cearenses. Essa melhoria reflete-se também no salário recebido em média. O parlamentar destacou que nos últimos 20 anos houve uma melhoria muito rápida nos índices de escolaridade, na media nacional, principalmente acima dos 14 anos. Citando estudo realizado pela FGV, atribuiu essa melhora aos investimentos feitos na educação, gerando maior conscientização dos jovens da importância de se dedicar aos estudos.

Isso tem trazido bons resultados ao Estado, com aumento de 50,57% na renda média do cearense desde 1995 (média nacional é de 29,1%). A rede pública cearense está entre as melhores do Brasil, segundo levantamento do Inep.

A conclusão, segundo o deputado, é que quanto mais tempo se tem na escola, maior será o salário a ser recebido por parte desse trabalhador. “É uma demonstração que o cearense está se qualificando, adaptando-se aos desafios que o mercado se impõe”, concluiu.