Crise Hídrica preocupa deputados. Foto: Robério Lessa.

Em 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e a cada ano o uso do recurso natural é abordado sob uma perspectiva diferente.

No Ceará, Francini Guedes, ex-prefeito do Município de Jaguaribara, na última quinta-feira (21), não escondia sua preocupação com a falta de acumulação de água no Açude Castanhão, agora, depois das muitas chuvas caídas no Ceará. Segundo ele, hoje, aquele que é o maior reservatório do Estado do Ceará, acumula apenas 3% de sua capacidade de armazenamento de pouco mais de 6 bilhões de metros cúbicos.

Segundo Francini, praticamente toda água que tem chegado àquele açude tem saído para o abastecimento da população de Fortaleza, além do atendimento à Região Jaguaribana. A preocupação de Francini é a mesma de algumas outras pessoas daquela área do Estado, dentre elas o deputado Antônio Granja.

O Castanhão é a principal fonte abastecedora da população de toda a Região Metropolitana de Fortaleza, um total pouco superior a 3 milhões de habitantes

Câmara

Neste ano, o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial da Água foi “Água para Todos”, a fim de lembrar que ainda há muitas pessoas no mundo sem acesso a água potável e tratamento sanitário adequado. Acabar com esse problema é uma das metas de desenvolvimento sustentável da própria ONU para o mundo até 2030.

A Câmara dos Deputados analisa várias propostas que tratam do tema, principalmente o reaproveitamento e a preservação dos recursos hídricos. Um desses projetos (PL 7169/17) prevê que novas edificações públicas e privadas precisam ter em seus projetos o armazenamento e o reúso da água.

O autor do texto, deputado Aureo Ribeiro (SD-RJ), lembrou que a captação da água da chuva e a reutização daquela que iria para o esgoto representam uma forma de combater a escassez de água que fez com que várias cidades adotassem o racionamento nos últimos anos.

“O Brasil tem potencial para virar referência na América Latina no trato dos recursos hídricos”, disse.