O deputado José Sarto comanda, como presidente da Assembleia, a primeira reunião dos integrantes da Mesa Diretora. Foto: Assembleia Legislativa.

O deputado José Sarto (PDT), presidente da Assembleia Legislativa cearense, hoje, quarta-feira (6), na abertura da primeira sessão ordinária da Legislatura, pediu pressa aos colegas nas indicações dos líderes de bancadas, para realizar a primeira reunião do Colégio de Líderes da Casa, quando deve tratar das primeiras mudanças que pretende realizar, no Regimento Interno e no funcionamento do plenário. Hoje, Sarto fez a primeira reunião da Mesa Diretora da Assembleia, eleita na última sexta-freira,  primeiro de fevereiro, mas antes chamou os deputados para um almoço de confraternização. Na reunião da Mesa ele falou sobre o cumprimento do Regimento quanto ao horário e dias das sessões ordinárias.

Embora todos os deputados estaduais desta legislatura tenham sido eleitos no ano passado, muitos, porém, já exerciam mandatos no Legislativo cearense.  Como o ex-presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PFT), permaneceu no cargo por seis anos, Sarto vai precisar de um tempo para implementar as mudanças pretendidas sem chocar os veteranos, portanto, vão ser frequentes esses encontros dele com os demais colegas, tanto de Mesa Diretora quanto do Colégio de Líderes.

O governador Camilo Santana ainda não indicou o nome do seu líder na Assembleia. Hoje, alguns governistas admitiam que o nome do deputado Elmano de Freitas, o mais cogitado até aqui, estava fora dos possíveis indicados por Camilo para a liderança.  Eles falavam em Acrísio Sena (PT) ou Salmito Filho (PFT). Foi líder do Governo Camilo ao longo dos últimos quatro anos, o deputado Evandro Leitão (PDT), hoje primeiro secretário da Assembleia.

Oficialmente, só os deputados Bruno Gonçalves e Renato Roseno, respectivamente, do Patriotas e do PSOL, foram apresentados como líderes. O PP já definiu que o Apóstolo Luiz Henrique será o líder da bancada, assim como o PDT seja o deputado Guilherme Landim, mas os dois partidos ainda não oficializaram as indicações. Landim, segundo alguns pedetistas, quer tornar oficial a sua posição após colher a assinatura de todos os deputados do partido.

Posse

Hoje, logo no início da primeira sessã0 ordinária desta Legislatura, o presidente da Casa, deputado José Sarto, empossou o primeiro suplente Lucílvio Girão (PP), no lugar do deputado Zezinho Albuquerque (PDT), ex-presidente da Assembleia, licenciado para ocupar o cargo de Secretário das Cidades, do Governo Camilo Santana. A posse dele aconteceu ontem no Palácio da Abolição.

O PP e o PDT, com outros partidos, compuseram uma das coligações proporcionais que ajudaram a eleger o governador Camilo Santana, em 2018. Agora, o primeiro suplente na Assembleia é Manoel Duca (Duqinha), filiado ao PDT, que pode assumir nos próximos dias em razão de um pedido de licença, para tratamento de saúde, do deputado Fernando Hugo (PP).