Empossado secretariado para novo mandato do governador Camilo Santana. Foto: Governo do Estado/Divulgação.

Foi com festa que aconteceu, na tarde desta terça-feira (01), a posse dos secretários estaduais para o novo mandato do governador Camilo Santana (PDT).

Ao contrário das tradicionais cerimônias, a solenidade realizada nos jardins do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, foi comandada por dois mestres de cerimônia mirins (Ana Beatriz e Yamandu Capaldo), que integram programas sociais apoiados pelo Governo do Estado.

Um a um foram chamados os novos secretários para assinar o termo de posse, com uma exceção, a do titular da Controladoria e Ouvidoria-Geral do Estado (Aloisio Carvalho), que tomará posse em outro momento. O primeiro a ser empossado foi o Secretário da Casa Civil, Élcio Batista. Na sequência foram empossados o Procurador-Geral do Estado,  Juvencio Viana (hoje vinculada a Casa Civil); a Secretária da Fazenda,  Fernanda Pacobahyba; a Secretária de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; a Secretária da Educação, Eliane Estrela; o Secretária do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz; o Secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues (Dr. Cabeto); o Secretário da Cultura, Fabiano Piúba; o Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira;  o Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; o Secretário do Turismo, Arialdo Pinho; o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; o Secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes; o Secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; o Secretário do Planejamento e Gestão, Mauro Filho; o Secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque (só assumirá em fevereiro); o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Junior; o Secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; o Secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque; o Assessor Especial de Relações Institucionais, Nelson Martins (Com status de secretaria) e o Comandante da Casa Militar, Coronel Andrade Mendonça.

Após assinarem o documento que lhes confere os poderes para tocar a administração de suas setoriais, o governador Camilo Santana discursou. Inicialmente, agradeceu aos presentes e especialmente ao Padre Ágio (ágio Augusto Moreira) que, aos 102 anos de idade coordena um projeto social ensinando música aos jovens da cidade do Crato.  As palavras de Camilo revelaram um governador grato à sua família e a todos que contribuíram para o sucesso de seu primeiro governo.

Dentre os presentes estavam  o Desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Fernando Ximenes;  o Desembargador Federal do Tribunal Regional  (TRF5) Cid Marconi; o Presidente Tribunal de Contas do Estado Edilberto Carlos Pontes Lima; o Procurador-Geral de Justiça, Placido Barroso e Rios; o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique, dentre noutras personalidades convidadas pelo governador Camilo, como representantes de movimentos sociais, deputados estaduais e federais eleitos e reeleitos, representantes do setor produtivo e servidores públicos.

Governador Camilo Santana discursa durante solenidade de posse do novo secretariado. Foto: Governo do Estado/Divulgação.

“Minha primeira palavra neste momento é de gratidão. Agradeço a Deus nesse momento por me dar força e a sabedoria necessárias para procurar governar com obstinação e, principalmente, com senso de justiça. Agradeço aos milhões de cearenses pela confiança em mim e na professora Izolda, pois foi no estado do Ceará a mair votação concedida a um governador na última eleição, e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade, aumenta também a certeza de que governar com a verdade, com o diálogo e o respeito às pessoas será sempre o melhor caminho. Mudo minhas ideias mas não mudo meus princípios”, disse Camilo que, na sequência, citou a importância das críticas recebidas.

“Tivemos avanços e quero agradecer ao secretariado por isso. Os avanços que tivemos deve-se, em parte, a capacidade e ao trabalho de vocês. Agradeço aos que nos fizeram cobranças e críticas. Se erramos, foi querendo acertar, mas acho que acertamos mais do que erramos. Obrigado aos empresários, ao setor produtivo por investir no Ceará”.

O Governador recém empossado (clique aqui para ler a matéria sobre a posse de Camilo Santana na Assembleia Legislativa) salientou a parceria com a vice-governadora Izolda Cela, a quem disse ter orgulho “em caminhar a seu lado”. Outra deferência foi ao ex-governador Cid Gomes, senador eleito. “Agradeço ao Cid. Amigo Leal, parceiro com quem aprendi muito”.

Camilo fez um breve balanço de seu governo e reforçou o compromisso de continuar avançando em áreas como educação, saúde, segurança e enfrentamento à seca.

“Começamos a escrever um novo capítulo nessa História. Os últimos quatro anos foram um desafio, mas buscamos enfrentar esse desafio com o trabalho. Tivemos destaque na educação e reafirmo meu compromisso de avançar ainda mais. A educação é prioridade absoluta em nosso governo”.

O chefe do Executivo Cearense fez uma cobrança ao governo federal. Segundo ele, é “imprescindível que o governo federal assuma o papel de fechar as fronteiras. Precisamos de um pacto federal para combater a violência como um todo’, acrescentou Camilo ao referir-se à segurança pública, área a qual reconhece que, apesar dos investimentos, ainda é preciso avançar mais, sobretudo no que classificou como essencial para o sucesso das estratégias de segurança, que é o investimento na área social. “Na segurança pública, realizamos os maiores investimentos da História do Ceará. Melhoramos em vários indicadores, mas ainda estamos muito longe do que queremos, de onde pretendemos chegar. Nenhum pais, nenhum estado consegue combater a violência sem reduzir as desigualdades”.

Conclamando os jovens a se tornarem atores do desenvolvimento cearense, o governador encerrou seu discurso citando o ex-presidente norte americano Barack Obama e conclamando seu novo secretariado a trabalhar incessantemente pelo povo cearense. “O Ceará dos nossos filhos e netos está sendo construído agora e depende muito de nós. Aos novos secretários que assumem esta nobre missão a partir de hoje, vocês serão fundamentais na construção desse caminho e devem se doar noite e dia para contribuir com o nosso Estado. Vocês estão trabalhando não para mim, mas para todo o povo do Estado do Ceará. Sim, meus amigos, nós podemos. Parafraseando Barack Obama, tenho fé que com muito trabalho e ousadia, transformamos nossa realidade. A esperança é aquilo que está dentro de nós. Para mim não há um Ceará dos homens e outro das mulheres, um ceará dos ricos e outro dos pobres, um de direita e um de esquerda, e sim um Ceará de todos”, concluiu.