A médica Lia Gomes não teve a sua candidatura à Assembleia Legislativa cearense registrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cearense, no pleito deste ano, sob a alegação de ela não ter feito o recadastramento biométrico no Município de Caucaia, onde tinha domicílio eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ontem à noite, reformou a decisão e considerou Lia apta a disputar a cadeira de deputado estadual. A decisão da Corte, em razão de já ter passado o período da disputa eleitoral, é inócua para Lia Gomes, mas pode alterar a composição da Assembleia, depois de feita a recontagem dos votos por ela conquistados, 6598 no total.

Na manhã passada, na Assembleia, onde a própria Lia esteve, mas por razões ligadas a um evento com a participação de representantes do Unicef, foi toda de especulação quanto à mudança ou não da composição já conhecida da próxima composição da Assembleia, em razão dos votos que seriam incorporados aos da coligação proporcional liderada pelo PDT, que chegou a eleger 19 deputados estaduais.

Para alguns, os votos dados a Lia tirariam um deputado do PROS. Para outros, quem perderia uma vaga seria a coligação encabeçada pelo MDB, por fim, para outros, nada do resultado eleitoral para a Assembleia será alterado. A decisão do TRE, sobre a recontagem, deve sair na próxima sexta-feira.

Antes de autorizar a candidatura de Lia, uma outra decisão proferida pelo plenário do TSE  validou a candidatura, também para a Assembleia, do conselheiro em disponibilidade do extinto Tribunal de Contas dos Municípios, Domingos Filho. O TRE cearense havia negado o registro da postulação de Domingos sob o argumento de que ele, por ser conselheiro, mesmo em disponibilidade, estava impedido de ter vinculação partidária.

Lia Gomes falou sobre a decisão do TSE, em longa entrevista concedida na Assembleia, onde reafirma sua disposição de continuar fazendo política, mas primeiramente vai cuidar da montagem de uma ONG, com foco na defesa dos direitos das mulheres, ao tempo que tratará de instalar o seu consultório de Dermatologia Estética.

Ela é cética quanto ao futuro do Brasil com Bolsonaro.