O almirante Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior vai assumir o Ministério de Minas e Energia do  governo Jair Bolsonaro. O próprio presidente eleito, como tem feito regularmente, foi quem confirmou a informação, por meio de postagem em sua conta no Twitter, na manhã desta sexta (30). A família do ministro tem base no Estado do Ceará, a partir do desembargador Francisco Leite de  Albuquerque.

Ainda neste ano de 2018, o ministro esteve no Ceará, dando uma palestra no auditório da Federação das Indústrias do Estado (FIEC) sobre o Programa Nuclear da Marinha, conforme registro do Aracati em Foco, onde ele aparece na foto com o atual prefeito de Aracati, Bismarck Maia. O desembargador Leite de Albuquerque, antes de chegar ao Tribunal de Justiça, foi juiz da Comarca de Aracati, por vários anos,

Bento Costa Lima é almirante-de-esquadra é atualmente diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. Nascido no Rio de Janeiro, começou a carreira na Marinha em 1973. Foi comandante em chefe da Esquadra, chefe de gabinete do Comando da Marinha e comandante da Força de Submarinos Brasileira.

No exterior, o almirante atuou como observador militar das forças de paz das Nações Unidas em Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina.

Ele é o vigésimo nome de ministro anunciado. A previsão é que permaneçam 22 ministérios, dos atuais 29. A intenção de Bolsonaro é enxugar as pastas para economizar recursos.

Registro da última visita do futuro ministro ao Ceará

DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS
Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite fala sobre o PROSUB e o Programa Nuclear da Marinha em palestra na FIEC
10 de Julho de 2018 por Gabriela Santiago / Fotógrafo: LC Moreira

Com informações da Agência Brasil.

Primeira foto: Felipe Barra -Ministério da Defesa/Divulgação.