Embate entre os deputados se deu durante plenária na Assembleia Legislativa. Foto: ALCE

O clima segue cada vez mais tenso entre pedetistas que querem sair da legenda e aqueles que estão alinhados com Ciro Gomes e Roberto Cláudio. Na manhã desta terça-feira (26), o líder do Governo Elmano, o deputado Romeu Aldigueri, que ainda está no PDT, teceu diversas críticas às lideranças da legenda. Incomodado, Queiroz Filho (PDT) rebateu o colega e diss que se ele se sentia incomodado, que peça para sair e não aguarde por carta de anuência.

Segundo Aldigueri, o PDT está cada vez mais alinhado com a extrema-direita brasileira, que, “defende a ditadura e um Estado torturador”. Ele teceu elogios a Camilo Santana e ao governador Elmano de Freitas, afirmando que a soberania do voto da população cearense precisa ser respeitada. “Vemos lideranças do PDT cheias de ódio, de recalque e inveja. Vamos nos preocupar com o Ceará, buscar recursos, fazer o que o Elmano e Camilo fazem todo o dia. Querem até se meter no partido dos outros”.

Segundo disse, em Juazeiro do Norte o PDT está “de braços dados” com bolsonaristas, visto aliança com o prefeito Gledson Bezerra, “que fez uma carta d amor ao Bolsonaro na véspera das eleições. É muita picaretagem. Filia em Caucaia a primeira pessoa condenada por corrupção. Que integridade é essa?”, questionou.

“Há dois anos essa liderança dizia que o Camilo era o maior governador da história do Ceará. E agora, todo dia é uma crítica. Foi terceiro lugar em Sobral, terceiro lugar no Ceará quarto lugar no País, com míseros 3% dos votos. Agora se unem à extrema-direita com esse PDT arcaico”, disparou contra Ciro Gomes.

Bolsonarista

De Assis Diniz (PT) corroborou com as críticas de Aldiguri, afirmando que Ciro Gomes, a quem chamou de “dono da verdade”, não tem credibilidade em suas falas. “Imagino o quanto o (Leonel) Brizola deve estar indignado com a aliança do PDT com essa direita golpista. Eu desafio a todos os colegas a apontar as obras do governador Ciro Gomes. Só vai encontrar o Canal do Trabalhador. Isso o que ele faz não é ódio, é inveja”.

Em resposta, Queiroz rebateu as afirmações de que estaria alinhado com bolsonaristas e sugeriu que Aldigueri deixe os quadros do PDT. “Se está tão incomodado, peça para sair mesmo, não espere carta de anuência. Saia! A turma faz uma narrativa e eu já virei bolsonarista. Será que não tem bolsonarista no PT? Olhe aí que tem”, ironizou.