Assembleia Legislativa cearense sediou encontro em defesa do BNB. Foto: Blog do Edison Silva.

Para registrarem a preocupação dos nordestinos com os destinos de instituições nacionais sediadas no Nordeste, especialmente o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), um grupo de deputados estaduais cearenses, com provavelmente outros parlamentares dos demais estados desta Região, terão encontros em Brasília, amanhã, terça-feira (16), com o presidente do Congresso Nacional, o senador David Alcolumbre, às 12 horas, e três horas depois estarão com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. A comitiva cearense é formada pelo deputado José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, e mais Acrísio Sena, Daniel Oliveira e Walter Cavalcante.

Os cearenses, inicialmente, tinham buscado uma audiência com o ministro chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni. Eles vão insistir em ter um encontro com o ministro em razão da importância da mobilização dos nordestinos ser conhecida pelo presidente Jair Bolsonaro, a quem cabe a palavra final sobre a sorte dos equipamentos federais no Nordeste. O movimento dos deputados começou com a especulação de privatização ou anexação do BNB ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ambas descartada por representantes do Governo Federal.

Mas como este blog também já registrou, paira uma ameaça de retirar do BNB os recursos do Fundo Constitucional por ele administrados, constituindo-se, na verdade, a sua principal fonte de investimentos. Os recursos seriam alocados no BNDES, com destinação específica de aplicação na Região.  Deputados federais cearenses dizem ter conversado com o ministro Ônix sobre isso e ele tem garantido que nada disso acontecerá com o BNB.

Por iniciativa de deputados estaduais cearense, nos últimos dias, duas reuniões de presidentes de Assembleias de estados nordestinos aconteceram em São Luís do Maranhão e em Fortaleza, consolidando a mobilização em defesa das instituições federais na Região nordestina.