Capistrano de Abreu foi um dos maiores historiadores do Brasil.

O vereador Evaldo Lima (PCdoB) defendeu, nesta quarta-feira (13), a concessão de uma comenda com  o objetivo de homenagear historiadores e memorialistas que atuam em Fortaleza. A medida é prevista no projeto de lei 64/2019, apresentado pelo parlamentar, que institui a Medalha Capistrano de Abreu.

“A Medalha Capistrano de Abreu  se destina a homenagear os historiadores e memorialistas de Fortaleza. A cidade é um celeiro de talentos e a comenda presta uma homenagem à grande referência da história do Ceará, o Capistrano de Abreu. Nós pedimos o apoio dos parlamentares e a sensibilidade do presidente para aprovarmos esse projeto”, afirmou Evaldo Lima.

Pelo projeto, a escolha dos homenageados será feita através de uma comissão formada por um representante da Comissão de Educação, representantes dos professores dos cursos de história da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Estado do Ceará (UECE), um representante da Secretaria Municipal de Cultural, um representante da Associação Nacional de História e um representante da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Capistrano de Abreu

Capistrano Honório de Abreu (1859-1927) nasceu em Maranguape foi o precursor da moderna historiografia brasileira, renovando os métodos de investigação e de interpretação historiográfica no Brasil, diz o vereador.