O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), realizou na noite desta quarta (19), no Centro de Eventos do Ceará, cerimônia de diplomação do governador reeleito do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, e da vice-governadora, Maria Izolda Cela de Arruda Coelho; dos senadores eleitos, Cid Ferreira Gomes e Luis Eduardo Grangeiro Girão; dos 22 deputados federais e  dos 46 deputados estaduais eleitos/reeleitos nas Eleições 2018.

A solenidade foi comandada pela presidente do TRE-CE, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, que desejou aos diplomados que “diante da sabedoria de cada pessoa, os anos vindouros sejam de prosperidade de decisões sabeis e corretas, no interesse para a construção de um estado sólido e honesto. Que os senhores e senhoras sejam disseminadores das boas práticas e capazes de canalizar o fito das mudanças, desempenhando a esperança contida no voto de cada brasileiro”.

A  magistrada ressaltou o trabalho do corpo técnico do TRE-CE e da Justiça Eleitoral nas eleições, lembrando do que classificou como “campanha contrária às urnas eletrônicas” para desacreditar a segurança do processo eleitoral e o uso da urna eletrônica. Nailde Pinheiro lembrou ainda que diante da mudança na propaganda eleitoral, com o uso das redes sociais, fora destacado um grupo de trabalho exclusivo para fiscalizar o uso das redes sociais pelos candidatos, reforçando assim o trabalho desempenhado no período eleitoral em conjunto com o Ministério público e Polícia Federal.

“Nessas eleições sofremos uma campanha contrária às urnas eletrônicas, o que nos motivou a fazermos uma verdadeira ação pedagógica com apoio do Tribunal Superior Eleitoral. Tivemos que nos contrapor às notícias falsas, as chamadas fake news que davam informações de fraudes no processo eleitoral, mas ao final, e com a implantação da biometria em vários municípios, avançamos na coleta de dados e pudemos dar o resultado em tempo recorde”, disse.

Após as palavras da desembargadora foram diplomados o Governador Camilo Santana (PT), que, ao lado do pai Eudoro Santana, não segurou a emoção enquanto recebia o diploma pela sua reeleição. Na sequência, foram diplomados a vice-governadora Izolda Cela (PDT), e os senadores Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (PROS).  Em seguida foi a vez dos deputados federais, começando pelo mais votado, Capitão Wagner (PROS) e seguindo a sequência dos outros 21 eleitos em ordem alfabética.

Na diplomação do deputado José Nobre Guimarães (PT) este aproveitou para defender a liberdade do Ex-presidente Lula, quebrando o protocolo e falando para o público. “Lula livre, Lula livre”. Ouviu-se aplausos, vaias e até algumas palavras mais ásperas. A também petista Luizianne Lins levou uma bandeira com a frase Lula livre a mesma movimentação do público se repetiu.

Também quebrando o protocolo, o deputado estadual eleito André Fernandes (PSL), o primeiro a ser diplomado, tal qual Capitão Wagner, por serem os que obtiveram maior votação, gritou “lugar de bandido é na cadeia”, e aí as reações foram mais fortes tanto para os simpatizantes quanto os que o criticavam.

Outros diplomados utilizaram o momento para proferir frases. Alguns em defesa de lula, como os petistas Acrísio Sena, Elmano de Freitas e Moisés Bras. Outros, como o Delegado Cavalcante (PSL) lembrou o lema de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral “Brasil acima de tudo deus acima de todos”. Guilherme Landim (PDT), filho do ex-deputado Welington Landim lembrou seu pai, morto em junho de 2015, levantando o diploma e dizendo “ao eterno Weligton Landim”.

Fotos: Blogdoedisonsilva.