Sarto e Elmano se cumprimentaram na manhã desta segunda-feira (17). Prefeito evitou contato direto com Evandro Leitão. Foto: Reprodução/Youtube

O prefeito Sarto demonstrou preocupação com a situação da empregabilidade no Interior do Ceará, que segundo ele, encontra-se em um momento “difícil” e “complicado”. Ele ainda ressaltou que neste ano, Fortaleza representa 73.4% dos postos de trabalho de todo o Estado. O governador Elmano de Freitas rebateu as falas do chefe do Executivo Municipal da Capital cearense e destacou que tanto poder público quanto iniciativa privada têm garantido a geração de empregos desde 2023.

Os dois estiveram juntos em seminário sobre políticas públicas realizado na manhã desta segunda-feira (17), em Fortaleza. O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT), também esteve presente. Pré-candidato a prefeito na Capital, ele e o prefeito Sarto evitaram cumprimento durante o evento.

Segundo Sarto, o poder público pode dar condições para que as pessoas estejam preparadas para o mercado de trabalho, o que efetiva a geração de emprego e distribuição de renda. Segundo ele, para além da vontade política, é preciso planejamento, projeto, equipe capacitada e ação.

“A gente sabe o quanto é difícil e como está complicada a empregabilidade no Estado do Ceará, especialmente no Interior do Estado”, disse ele. Em contrapartida, ressaltou que até abril deste ano Fortaleza é responsável por 73,4$ dos empregos gerados em todo o solo cearense.

“No saldo de mais de 16 mil empregos no Estado, 12.330 foram gerados em Fortaleza. Isso são fatos, números, são dados. Em que pese Fortaleza ter muitos desafios a superar”, apontou.

Sarto ainda citou ações da Prefeitura para a geração de emprego, o que fez com que o Município liderasse o setor no NOrdeste, se tornando a maior economia com o maior PIB da região. “O que estamos fazendo? Capacitando com mão de obra como nunca se fez antes. Temos o maior programa de capacitação do Brasil. Somente com o ‘Fortaleza Capacita’ já foram mais de 70 mil formados. O programa ‘Nossas Guerreiras’ já beneficiou 38 mulheres chefes de famílias”, disse.

Setor privado

Durante sua fala, o governador lembrou que o tema emprego foi tocado e destacou que ser importante saber que desde janeiro de 2023, quando assumiu a gestão, até agora, o Estado do Ceará criou cerca de 70 mil novos empregos. “Não estou falando do Governo do Estado, estou falando do Estado, que é o setor público e o setor privado. Temos que valorizar os empreendedores do Cará, os grandes, os médios e os pequenos”, pontuou.

Ele destacou, ainda que nesta terça-feira (18) estará participando de evento para início dos trabalhos de empresa de energia solar chinena, que deve se instalar no Interior do Ceará. O valor total dos investimentos chega a R$ 1 bilhão. “Nosso projeto educacional não pode er descolado do nosso projeto econômico. Precisamos formar nossos jovens para a vida. A escola  tem que formar nossos jovens para as vagas de emprego que existem e vão existir”.