Pré-candidatos a prefeito, Cláudio Pinho e Lucinildo Frota criticaram as gestões de São Gonçalo e Maracanaú. Foto: ALCE

Pelo menos 11 deputados da Assembleia Legislativa demostraram interesse na disputa eleitoral para prefeito no pleito deste ano. O alto número de pretensos candidatos para as eleições municipais têm feito com que temas locais sejam, cada vez mais, levados à tribuna do Plenário 13 de Maio.

Algumas dessas pré-candidaturas devem se transformar em candidaturas consolidadas nos próximos meses, outras tendem a deixar de existir, visto os acordos político-partidários que serão construídos. Dentre os nomes que estão sendo trabalhados existe o do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, do PT, pré-candidato a prefeito de Fortaleza.

Além dele, também é pré-candidato em Juazeiro do Norte, o deputado Fernando Santana (PT). David de Raimundão (MDB) também tem se colocado como pretenso candidato no Município da Região do Cariri, mas há possibilidade de negociação. Oscar Rodrigues (União) é pré-candidato em Sobral, enquanto que Emília Pessoa (PSDB) tentará, novamente, a vaga em Caucaia.

Lucinildo Frota (PDT) e Dra. Silvana (PL) são  pré-candidatos em Maracanaú. Julinho (PT) tem tentado ser o nome petista no Município governado pelo prefeito Roberto Pessoa (União), mas não há interesse da agremiação em disputar a vaga. Cláudio Pinho  é o nome do PDT em São Gonçalo do Amarante, enquanto que Lucilvio Girão (PSD) tem se apresentado como pretenso postulante no Maranguape. Dr. Aloísio (União) é pré-candidato no Crato.

Essa quantidade de pretensas candidaturas a prefeito oriundas da Assembleia Legislativa tem feito com que temas paroquiais sejam levados à tribuna. Foi o que aconteceu na sessão plenária desta quinta-feira (23), quando a disputa local esteve presente em alguns discursos levados ao púlpito do Plenário 13 de Maio.

Lucinildo Frota, por exemplo, fez duras críticas à gestão do prefeito Roberto Pessoa no que diz respeito à saúde e a mobilidade urbana. Frequentemente, o parlamentar tem subido à tribuna para atacar o gestor municipal. Cláudio Pinho, por sua vez, apontou falhas na gestão da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, principalmente, no que diz respeito à gestão fiscal.

De acordo com os parlamentares, é normal que deputados se coloquem como candidatos para representar suas bases eleitorais. E que há necessidade de levar as falhas das gestões para a tribuna da Casa, independente do momento político.