Presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio informou que partido volta a se reunir dia 13 para definir se realizará prévias ou encontroFoto: Divulgação

A executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza se reuniu na noite de quarta-feira (06) para definir o calendário para a escolha do pretenso candidato a prefeito que vai disputar a vaga pela sigla petista.  Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 13 de março, quando a legenda definirá se fará um encontro ou abraçará a ideia de uma disputa interna, na chamada prévia.

O Partido dos Trabalhadores apresentou, até então, cinco nomes como pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. São eles: os deputados estaduais Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Evandro Leitão, além da deputada federal Luizianne Lins e o assessor especial do Governo do Estado Arthur Bruno. Cada um deles vem realizando sua campanha entre a militância, em busca de apoio.

De acordo com o presidente municipal da sigla, Guilherme Sampaio, o PT de Fortaleza decidiu que no dia 13 de março será definido se o partido realizará um encontro ou prévias. Em caso de encontro, haverá votação direta dos filiados para a escolha dos delegados no dia 7 de abril e realização do encontro no dia 21 de abril.

Em caso de prévias, quando há eleição interna da sigla, o primeiro turno será marcado para o dia 7 de abril e um eventual segundo turno, se houver, no dia 21 de abril. Ou seja, o nome do postulante petista para a disputa à Prefeitura de Fortaleza só será conhecido no próximo mês.

Nacional

Em evento público realizado na manhã de quarta-feira, o governador Elmano de Freitas se posicionou sobre a disputa na Capital cearense. Na avaliação dele, o ideal seria que houvesse um encontro, visto que foi dessa forma que as últimas candidaturas petistas foram escolhidas em pleitos passados. Outros nomes petistas também defendem essa tese.

Defensor da tese, o petista Acrísio Sena lembrou que a presidente nacional do PT e a executiva nacional do partido, durante a última reunião do GTE – Grupo de Trabalho Eleitoral, recomendaram a não realização de prévias e a defesa de encontros para escolha dos candidatos a prefeito.