Anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas em suas redes sociais. Foto: Reprodução/ Facebook

O governador Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta sexta-feira (16), que em virtude do prognóstico de seca para este ano, solicitou ao ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, a liberação do máximo de água disponível no projeto da Transposição do Rio São Francisco para o Ceará. Segundo ele, o pedido foi atendido, e a partir de hoje, as águas do Velho Chico serão liberadas, na vazão de 6,5 m³ por segundo, do Município de Jati em direção ao Castanhão.

“A medida neste momento é estratégica diante das chuvas registradas nos últimos dias. Com o solo úmido e a presença de água corrente no percurso até o Castanhão, são reduzidas as infiltrações e, com isso, o desperdício de água”, disse o governador em suas redes sociais.

O objetivo é realizar uma avaliação técnica constante para fazer o controle eficiente da liberação de água da Transposição conforme os níveis de chuva, priorizando o máximo de recarga do Castanhão com o mínimo de desperdício de água no trajeto.

“Agradeço ao ministro Waldez Góes e ao presidente Lula pelo compromisso em atender, prontamente, essa importante medida que visa minimizar os efeitos da escassez hídrica para os cearenses. Continuaremos trabalhando na implementação de ações preventivas e emergenciais para a convivência com a estiagem em nosso estado”, concluiu.