Reginauro quer que secretário explique as ações do Governo na área de Segurança. Foto: ALCE

O deputado Sargento Reginauro (UB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (06) para protestar contra os casos de violência no Ceará nos últimos meses. Segundo informou, ele apresentará um requerimento solicitando a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elano, para cobrar do Governo um plano para a área, a fim de que diminua  a sensação de insegurança entre a população.

“O tal do Ceará três vezes mais forte foi visto recente pelos cearenses. O Pirambu, em Fortaleza, com seu comércio inteiro fechado durante três dias. E o motivo? Luto pela morte de um traficante. Onde vamos parar? Desde o início de 2023 que pergunto: qual o plano, governador? E nada. Espero que essa Casa aprove o requerimento, pois não é possível que os colegas se oponham”, apontou.

Deputados de oposição corroboraram com Reginauro. Antônio Henrique (PDT) afirmou que toda a população está com medo, enquanto que  Felipe Mota (UB) disse que qualquer um ficaria estarrecido com o que foi visto no bairro Pirambu.  “E o pior, em nenhum momento o secretário de segurança veio a público dar qualquer declaração para acalmar a população”.

“Vemos uma apatia completa por parte do Governo do Estado em relação à segurança pública. É preciso uma parceria com o Governo Federal para o enfrentamento da violência e não se sabe o que está faltando, pois são aliados. É absurdo o que estamos vivendo no Ceará”, reclamou Queiroz Filho (PDT).

Prisões

Em contrapartida, o deputado De Assis Diniz (PT) informou que, em 2023, o Ceará realizou inúmeras ações para combater o crime organizado, destacando 34 mil prisões, incluindo 242 líderes do crime organizado, além da apreensão de 6.448 armas de fogo. Ele também ressaltou um aumento de 10% no número de prisões, comparando os anos de 2022 e 2023.

O petista lamentou que esses dados não são mencionados pela oposição e enfatizou a importância de asfixiar financeiramente o crime organizado para alcançar sucesso nesse enfrentamento.