Pré-candidato disse que ferramenta será utilizada no pleito eleitoral deste ano em Fortaleza. Foto: Reprodução/Instagram

Pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (UB) utilizou suas redes sociais para alertar sobre crimes eleitorais no pleito deste ano com o uso de Inteligência Artificial (IA). O pretenso postulante afirmou ter recebido o conteúdo com teor crítico a nomes na disputa em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), um deles utilizando a chamada “deep fake”, quando traços físicos e até a voz das pessoas são imitadas pata enganar o receptor.

Wagner afirmou que vai encaminhar o conteúdo recebido para a Justiça Eleitoral, mas alertou que, a partir de agora, será cada vez mais frequente esse tipo de material ser reproduzido nas redes sociais. Ele pediu, ainda, que os eleitores fiquem atentos para este tipo de crime eleitoral.

“A gente está há oito meses e meio das eleições e os crimes eleitorais já começaram a acontecer. Recebi duas mensagens do tipo envio em massa contra candidatos de um Município da Região Metropolitana de Fortaleza”, informou.

O número de telefone, segundo ele, foi encaminhado para a Justiça Eleitoral, para que medidas sejam tomadas. “Quero alertar as pessoas sobre essa nova modalidade criminosa, que dessa vez, neste ano começou com antecedência. Com a Inteligência Artificial, dá pra você imitar a voz e desgastar a imagem do candidato”, explicou.