O tema foi levado à tribuna pela deputada Dra Silvana. Foto: ALCE

Deputados de oposição na Assembleia Legislativa do Ceará criticaram a aplicação de algumas questões no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A deputada Dra. Silvana (PL) chegou a propor a anulação de termos, que segundo ela, fazem críticas direcionadas ao Agronegócio. Já Sargento Reginauro (UB) afirmou que o questionário mais parece “uma cartilha” do modo progressista de governar.

“Hoje, a leitura de quem faz o Enem tem que ser a bula petista para passar. A prova do Enem, em uma das questões, faz é pena de ler. Chega a ser patético. Literalmente, uma propaganda contra quem produz comida para a gente comer. E o (deputado federal) Jaziel já está se associando a outros deputados, e tenho certeza que o (deputado federal) André Fernandes também vai se associar, para que ele se junte ao pessoal do Agro”, defendeu Dra. Silvana.

Segundo ela, há uma clara tentativa de quem aplicou a prova de demonizar o agronegócio brasileiro, quem em suas palavras, e o setor responsável por melhorar os índices econômicos do País. “As pessoas precisam de comida e é a produção do Agro que tem alimentado esse País. Eu não sou contra a agricultura familiar, que eu não sou doida. Mas eu sei que não se consegue alimentar todo o Brasil apenas com a agricultura familiar”.

Em seu discurso, a parlamentar aproveitou, ainda, para atacar a ambientalista Greta Thunberg, a quem disse ter uma vontade de dar “duas pancadinhas”. “Aquela Greta, a menina, a ambientalistazinha. Tenho vontade de dar duas pancadinhas nela, duas palmadas. Vai prestar, mulher! A Greta é uma picaretinha. A Gretazinha, a idiotazinha”, disparou.

Segundo ela, se o País fracassar no Agronegócio, vai virar “um povo mendicante igual a Venezuela. “Estou estarrecida com o Enem e estou fazendo requerimento pedindo a anulação das questões. Vai dar maior fuá aqui, não vão colocar para votar. Mas eu gosto é do fuá. Eu prefiro o Enem que meça o conhecimento e dê a liberdade para alguém como eu falar e escrever”.

Sargento Reginauro (UB) corroborou com a colega e disse que a prova aplicada “foi uma cartilha da esquerda”. “A prova foi tão complexa, que tinha uma questão com a música de Caetano Veloso, que o autor não soube responder. É tão cartilha, que quando você pega o tema da redação, eu consigo entender porque eu vim da UFC, fui formado dentro da militância da esquerda, antes de me libertar”.

De acordo com ele, o tema da redação do Enem teve objetivo apenas para “atingir os objetivos da militância feminista. Prova de que nosso País está entregue em mãos de partido que está preocupado apenas em defender uma agenda”.

Moésio Loiola (PP), por sua vez, afirmou que é preciso defender tanto o Agronegócio quanto a agricultura familiar. Ele defendeu um discurso de união. Já Leonardo Pinheiro (PP) destacou que o Agronegócio é um dos setores responsáveis por melhorar o PIB do Brasil. “O Agronegócio está cada vez mais se tornando um dos mais modernos do mundo”, destacou.

Confira o vídeo na íntegra: